Portugal
"Com Sérgio Conceição nunca mais se ouviu falar da hegemonia do Benfica"
2021-06-07 14:15:00
Técnico fica no clube até 2024 e ex-candidato à presidência destaca importância histórica do treinador

Sérgio Conceição renovou contrato com o FC Porto, ficando ligado à SAD portista, pelo menos, até 2024, prolongando assim um vínculo que dura há quatro temporadas. O técnico chegou ao Dragão numa altura de dificuldades financeiras e com o Benfica a dominar o futebol a nível interno, numa fase em que somava quatro campeonatos consecutivos. A missão de Sérgio Conceição foi travar o penta encarnado (coisa que conseguiu, mantendo assim os portistas como única equipa nacional a conseguir tal feito), ao mesmo tempo que tentava devolver o dragão ao patamar cimeiro a nível nacional mas também com visibilidade lá por fora.

E bem se pode dizer que a missão dada a Sérgio Conceição acabou por ser realizada, de tal modo que o técnico, mesmo com várias condicionantes financeiras, acabou por formar equipas competitivas, conquistou títulos e prestígio na Liga dos Campeões, onde o FC Porto voltou a ser um emblema de primeira linha, com caminhadas longas na mais emblemática prova de clubes a nível europeu.

Com a renovação de Sérgio Conceição, que nos últimos tempos viu o seu nome ser associado a vários emblemas internacionais, os portistas, na sua generalidade, respiraram de alívio.

Um deles foi José Fernando Rio, antigo candidato à presidência do FC Porto, que destaca as capacidades de Sérgio Conceição, ao mesmo tempo que lembra a importância histórica que já tem para o clube liderado por Pinto da Costa.

"Quando parecia que ia haver um domínio do Benfica no futebol português, o FC Porto parecia num certo declínio desportivo e financeiro, a entrada de Sérgio Conceição deu por completo a volta a esse assunto", lembra José Fernando Rio.

O ex-candidato à presidência azul e branca vai mais longe e diz que desde que Sérgio Conceição pegou no comando técnico do FC Porto "nunca mais se falou da hegemonia do Benfica".

"Na última década, há um FC Porto antes do Sérgio Conceição e um FC Porto depois do Sérgio Conceição", referiu José Fernando Rio, em declarações na Renascença.

Para a nova temporada, o antigo candidato espera que o FC Porto se apresente em alto nível para tentar ser campeão nacional, coisa que escapou na última época.

Ainda assim, José Fernando Rio destaca as potencialidades de Sérgio Conceição para montar uma equipa no Dragão, agora com a saída de Moussa Marega, que vinha sendo uma das figuras na frente de ataque, nos últimos anos, lembrando que o treinador já foi capaz de "autênticos milagres".