Portugal
"Com poucas palavras Amorim expressa muito. Outros não dizem coisa nenhuma"
2021-04-09 11:20:00
Manuel José destaca "atrevimento" no futebol de Amorim e "elegância" na comunicação

Rúben Amorim é um dos mais jovens treinadores portugueses e tem colecionado sucessos atrás de sucessos desde que chegou à equipa principal do SC Braga, que orientou durante poucos meses, já que Frederico Varandas não teve dúvidas em avançar para uma contratação milionária de um treinador no plano interno e que, na altura, muitas dúvidas e incertezas fez levantar entre sportinguistas. O tempo passou, o trabalho começou a dar frutos e é na liderança do campeonato a poucas jornadas do final e com vários jovens da 'cantera' na equipa principal que já poucos questionam o trabalho de Rúben Amorim.

Na qualidade de um dos mais experientes e mais prestigiados treinadores portugueses, Manuel José desfaz-se em rasgados elogios para o treinador verde e branco, cargo que conhece bem pois também treinou o Sporting. O algarvio destaca a capacidade revelada por Amorim não apenas no treino e nos jogos mas também na forma como comunica com a imprensa e passa as mensagens para o exterior, destacando que o antigo jogador tem "atrevimento". 

Manuel José realça que gosta da forma como Rúben Amorim montou a sua ideia de jogo, que diz ser de "alto risco". "Pôr a equipa a jogar assim, acreditar naquilo que faz, passar essa crença aos jogadores...", comenta Manuel José, notando que o treinador do Sporting "tem o discurso completamente fora daquilo que é habitual do treinador de futebol". E valoriza-o por isso, dado que vê nele uma comunicação reveladora de um traço "inteligentíssimo", uma vez que "com poucas palavras expressa muito mais do que muitos treinadores que são extremamente palavrosos, mas não dizem coisa nenhuma".

Em entrevista ao jornal A Bola, Manuel José realça que tem uma "grande admiração" pelo treinador do Sporting que "é muito inteligente na forma como aborda as questões" e "na forma como fala", mesmo que tenha enfrentado algumas polémicas como o caso de não ter habilitações e estar a travar uma 'batalha' jurídica com a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) a respeito da questão do curso de treinadores. E Manuel José nota que Amorim ultrapassa as situações "com alguma elegância".

"Sem estar sempre a referir a mesma coisa, quando tiverem de tomar a decisão, que a tomem e depois vamos ver de que lado está a razão", descreveu o treinador sobre a forma como o técnico do Sporting enfrenta os problemas que lhe vão aparecendo pela frente. E em relação à questão das habilitações, Manuel José entende que a ANTF terá de encontrar juntamente com as entidades que tutelam o futebol um mecanismo para que ex-jogadores de elite possam ter condições para treinar as equipas da I e da II Liga mesmo que não tenham passado pelos cursos.

"Para quem tem um saber de experiência feita, treinadores que são ex-jogadores de grande nível, como é o caso do Rúben Amorim, há que arranjar uma outra forma de poderem fazer os cursos", aconselhou Manuel José, que lembrou as dificuldades que se colocam, dado o calendário competitivo que se apresenta a quem joga, aos jogadores que queiram entrar nesses cursos para um dia serem treinadores.

Nesta altura, recorde-se, Rúben Amorim, técnico do Sporting, responde num processo da Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, por alegada fraude, após participação da Associação Nacional de Treinadores de Futebol que entende que este foi inscrito como adjunto quando exercia funções de treinador principal.