Pedro Henriques, antigo jogador de futebol, entende que David Neres deverá ser castigado pelas instâncias de disciplina se se provar que ofendeu clubes rivais do Benfica durante os festejos do 38.º título de campeão. Contudo, se se verificar apenas que o internacional brasileiro quis mandar alfinetadas a Otávio, do FC Porto, e Pedro Gonçalves, do Sporting, Pedro Henriques não vê motivos para castigar o camisola 7 encarnado, até porque, diz o ex-futebolista, não se podem comparar as declarações de Neres com aquilo que, no ano passado, Otávio, Diogo Costa, Fábio Cardoso e Manafá fizeram contra o Benfica.
"São coisas diferentes. Se o Neres se meteu com o Otávio e com o Pedro Gonçalves não vejo que isso tenha que ver com os clubes. Com o Diogo Costa e com o Otávio foi diferente", afirmou Pedro Henriques, dizendo que, a seu ver, o local onde os comentários foram tornados públicos pouco importa.
"Não interessa onde é que é", advogou Pedro Henriques, em declarações na Sport TV, salientando, contudo, que os jogadores de futebol devem ter mais cuidado com aquilo que dizem.
"Os jogadores de futebol têm de começar a perceber que aquilo que colocam, em Portugal, onde temos uma queixinha daqui e dali, vou dizer à mãe, chamar o pai, dizer ao tio, fazem queixas uns dos outros, mas os jogadores de futebol têm de perceber o país onde estão e os dirigentes que têm. Têm que ter cuidado com estes comportamentos", aconselhou o antigo futebolista.
"Nós não podemos castigar porque foram castigados"
Pedro Henriques sustentou ainda que Neres não poderá ser castigado sob a justificação de que os jogadores do FC Porto também foram castigados.
"Nós não podemos castigar porque foram castigados", considerou Pedro Henriques, insistindo na ideia de que Neres poderá ser castigado se se provar que os seus comentários foram ofensivos contra clubes.
"Se insultou o clube, deve ter o mesmo tratamento. Se não insultou o clube, se só insultou jogadores, que não deveria fazer, não faz nenhum sentido nada. Mas nós estamos num futebol em que nada faz sentido".
A este propósito, Pedro Henriques admitiu ainda que tudo é possível no futebol nacional, onde há coisas que este não espera que mudem. "Vamos continuar com estas cegadas todos os anos, dos bancos e vamos andar nisto", vaticinou o ex-futebolista, concluindo a sua ideia.
"Volto a dizer que se insultou o clube, tem que ter o mesmo tratamento. Se não insultou o clube, são tratamentos diferentes. Qual? Não sei. Eles são pagos para isso e que decidam."
"FC Porto encarregar-se-á de fazer chegar à Federação estas coisas"
O FC Porto, recorde-se, por via do seu porta-voz Francisco J. Marques já manifestou a esperança de ver o brasileiro David Neres ser castigado pelo seu comportamento nos festejos do título do Benfica.
"O David Neres terá que ser castigado por isto, à imagem do que já aconteceu com outros jogadores por coisas relativamente parecidas. Caso as pessoas não tenham reparado que isto aconteceu, o FC Porto encarregar-se-á de fazer chegar à Federação estas coisas para que não possa haver a desculpa de que não sabia. A nossa expectativa é de que o jogador seja devidamente castigado, tal como foram outros no passado", afirmou o responsável pela Comunicação dos azuis e brancos, em declarações no Porto Canal.