Fernando Mendes não aceita lições de moral azuis e brancas ao Sporting no que toca ao comportamento de jogadores e intervenientes em jogos. Assim, o ex-futebolista recorda o caso dos coletes azuis num FC Porto x Sporting em 2022.
A princípio, o assunto foi recordado por Fernando Mendes quando se comentava na CMTV o castigo aplicado a Nuno Santos por causa da final da Supertaça Cândido de Oliveira.
É de recordar que o jogador leonino foi suspenso, mas o Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) retirou o castigo a Nuno Santos.
Assim, o ex-jogador do FC Porto Jorge Amaral estava a criticar Nuno Santos, mas Fernando Mendes não deixou sem resposta o portista.
“Por falar em castigos veio-me à memória assim. Aquilo dos coletes azuis já saiu algum castigo lá no Porto quando bateram nos jogadores do Sporting?”, perguntou Fernando Mendes, enquanto Amaral recordava a “garrafada” enviada em Alvalade ao bracarense Ricardo Horta num jogo entre Sporting e SC Braga.
Contudo, Fernando Mendes insistia sobre o clássico de 2022 que terminou em confusão no relvado do Estádio do Dragão.
“Já saiu algum castigo disso?”, perguntou Fernando Mendes, justificando que se tinha lembrado naquela altura dessa situação.
“Veio-me à memória. É veio-me à memória”, justificou o antigo jogador de futebol e confesso adepto do Sporting.
Por outro lado, Fernando Mendes disse ainda que “os coletes azuis não devem bater nos jogadores”.

Em síntese, o antigo jogador deixou ainda uma outra indicação. “Pensei que já tinha sido decidido”, declarou Fernando Mendes.
O assunto que ficou conhecido por caso dos coletes ocorreu em fevereiro de 2022 na sequência de um FC Porto x Sporting.
O que foi o caso dos coletes azuis no FC Porto x Sporting?
Após o apito final do árbitro, jogadores, staff e comitivas envolveram-se em confrontos no relvado do Estádio do Dragão.
Contudo, também elementos de apoio à organização do jogo protagonizaram desacatos. Assim, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, recorde-se, abriu um inquérito.
Depois, o organismo federativo aplicou uma interdição de dois jogos do Estádio do Dragão. Na ocasião, foi ainda aplicada uma multa ao coordenador de segurança da FC Porto SAD, ao diretor de campo e ao diretor de segurança.
Também os elementos de coletes azuis foram castigados com 75 dias e cada um dos elementos foi multado em 3.060 euros.
No entanto, o FC Porto recorreu para o TAD, que manteve a pena aplicada pelo Conselho de Disciplina no âmbito do clássico que ficou conhecido como o clássico dos coletes azuis no FC Porto x Sporting que terminou com 2-2 mas muita polémica.