Portugal
"Coitadinho do Marquês. Eles nunca mais chegam"
2023-05-23 11:50:00
"Isto mais umas semaninhas e o FC Porto ganhava o campeonato", admite conhecido adepto do FC Porto Nuno Encarnação

O FC Porto não desiste de sonhar com a revalidação do título, mas no Estádio do Dragão existe a consciência de que a tarefa portista não se antevê fácil nesta última jornada, visto que o FC Porto terá de vencer para se sagrar campeão e, ao mesmo tempo, esperar que o Benfica perca ou empate. Mas nesse segundo cenário, de igualdade na Luz entre Benfica e Santa Clara, o FC Porto terá de eliminar uma desvantagem de 11 golos que tem para o Benfica.

Com ou sem o título a ser comemorado em tons de azul e branco, Nuno Encarnação, conhecido adepto do FC Porto, destaca na Antena 1 a forma como a equipa de Sérgio Conceição tem vindo a reduzir distâncias nas últimas jornadas, passando de 10 pontos, no início de abril para dois nesta altura, em que só resta uma jornada para se jogar.

E, por isso, o gestor não tem grandes dúvidas de que, se o campeonato ainda tivesse mais jornadas, o FC Porto acabaria por apanhar o Benfica no topo da classificação.

"Isto mais umas semaninhas e o FC Porto ganhava o campeonato", vaticinou Nuno Encarnação, realçando que os azuis e brancos têm travado festejos antecipados do Benfica.

A este propósito, Nuno Encarnação considerou que a praça do Marquês de Pombal, em Lisboa, tradicional palco dos festejos do título do Benfica "até já brilha" face aos preparativos das últimas semanas.

"Aquilo até brilha como uns sapatinhos de verniz", brincou Nuno Encarnação, não se detendo nos comentários em jeito irónico a respeito do espaço de festas na capital portuguesa.

"Coitadinho do Marquês. Até o leão já se deita, o leão da estátua já anda deitado, cansado. Eles nunca mais chegam, eles nunca mais chegam", brincou Nuno Encarnação.

Mesmo que admita que a tarefa do FC Porto é complicada, Nuno Encarnação realçou que até ao último suspiro tudo poderá acontecer. E, como tal, dá o exemplo da Liga alemã, onde o Bayern Munique, que tinha tudo encaminhado para ser campeão novamente, escorregou quando nada o fazia prever.

"Não há impossíveis. Vimos o Bayern Munique a perder em casa e provavelmente a perder o campeonato na Alemanha, vejam bem", exemplificou Nuno Encarnação, esperando que um episódio idêntico possa agora ocorrer em Portugal, onde o Benfica parte com ampla vantagem para a última jornada no sentido de se sagrar campeão nacional.

As águias sabem que vão entrar em campo virtualmente já campeãs, dado que o empate lhes serve, isto se o FC Porto não vencer por goleada o Vitória de Guimarães. Nesse caso, imaginando que na Luz terminaria 0-0, o FC Porto precisava de anular 11 golos de desvantagem que tem para o Benfica.