Portugal
"Coisas profundas. Os leões incomodam mesmo muita gente", diz Abrantes Mendes
2021-03-08 14:20:00
Ex-presidente da Assembleia leonina diz que Varandas "já tinha avisado que há inimigos poderosos"

Sérgio Abrantes Mendes, juiz desembargador e antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG) do Sporting, faz um apelo à serenidade dos adeptos leoninos e pede que confiem na estrutura que Frederico Varandas tem em Alvalade para defender o Sporting, isto numa altura em que o clube e Rúben Amorim são acusados de "fraude" na inscrição do técnico, situação que poderá levar a uma suspensão de Amorim num período entre um e seis anos.

"Devemos aguardar serenamente", pede Abrantes Mendes, dizendo que já esperava que algo do género pudesse aparecer para agitar as 'águas' em Alvalade nesta que tem sido uma época de sucesso no que ao campeonato diz respeito.

"Estranho que só tenha aparecido agora. O Sporting incomoda", reconhece Abrantes Mendes, lembrando as palavras de Frederico Varandas que, após uma vitória em Barcelos, já tinha dito que o Sporting tinha de ter atenção à "força" dos rivais "dentro e fora de campo".

"O Sporting tem que respeitar sempre os seus dois rivais. Os nossos dois rivais têm muita força dentro e fora do campo. É um erro histórico não o fazer", afirmou o dirigente leonino. 

Para Abrantes Mendes, as palavras de Varandas ganham agora sentido. "O presidente já tinha avisado que há inimigos poderosos em volta do futebol. Só me admira que não tinha acontecido mais cedo", insistiu o ex-dirigente do Sporting.

Não se querendo alongar em leituras sobre o processo que envolve Rúben Amorim e a Sporting SAD, Abrantes Mendes diz que "são coisas profundas, há muita coisa em jogo". "Realmente, hoje em dia os leões incomodam mesmo muita gente", considera o ex-dirigente do Sporting, na Antena 1.

O Sporting anunciou a contestação à acusação de "fraude" na inscrição de Rúben Amorim, pela Comissão de Instrutores da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), após participação da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF).

Para o clube de Alvalade, este caso poderá "constituir um dos episódios mais lamentáveis e surreais da história do futebol português” e lamenta aquilo que chama de “corporativismo ultrapassado".

"Uma disciplina desportiva cega, no pior sentido, poderia entender ser de acolher essa sanha persecutória”, refere o Sporting, lamentando “o tratamento díspar e enviesado em desfavor” dos leões.