Portugal
"Clubes, Liga e FPF têm de atuar. O Governo fez a sua parte", diz ministro
2020-01-21 10:30:00
Administração Interna diz que clubes devem "assumir responsabilidades" no combate à violência no desporto

O ministro da Administração Interna entende que a luta contra a violência no desporto é uma "responsabilidade de todos" e deixa um aviso aos clubes.

"Eu acho que os clubes devem assumir as suas responsabilidades", destacou o governante, certo de que "nesta como noutras áreas" entende que "as questões de segurança nunca são estritamente questões técnico-policiais".

"Acho que aqui é uma área em que, ativamente, os clubes, a Liga, a Federação, têm de atuar. O Governo fez a sua parte", destacou o ministro com a pasta das forças de segurança.

Eduardo Cabrita considera ainda estar ciente de que "nunca se está a fazer tudo o que se deve", afirmou o governante, em declarações à 'TSF' e ao 'Diário de Notícias'.

O ministro salienta ainda que "as questões ligadas a uma dinâmica de grupo em que as claques podem ser cortina de fumo de outro tipo de atividades delituosas, é algo que não é desconhecido das forças de segurança".

"Justificou, aliás, a criação da Autoridade para a Violência no Desporto que é dirigida por um oficial da PSP - e relativamente ao qual, nesta área, a responsabilidade é sempre da comunidade. Neste caso, a comunidade significa os clubes e as estruturas organizativas do desporto."