Portugal
"Choradinho. Versão Conceição penáltis em pacote. Esta narrativa tem um fim"
2021-04-23 15:50:00
"Irónico queixarem-se que não se marca um penálti a fazer do FC Porto", diz Barbosa da Cruz

O FC Porto queixou-se da arbitragem do recente embate frente ao Vitória, alinhando na mesma lógica de Sérgio Conceição criticou o facto de terem ficado por assinalar penáltis a favor dos azuis e brancos, segundo o técnico. Em Alvalade, este discurso foi recebido com perplexidade e é feita uma leitura com base na ironia ao verem o treinador dos portistas a comentar lances de grande penalidade nesta temporada. "É o momento alto, irónico queixarem-se que não se marca um penálti a fazer do FC Porto".

Carlos Barbosa da Cruz, ex-dirigente do Sporting, diz que se há coisa em que o FC Porto não tem legitimidade para avançar com este tipo de discurso é ao nível da marcação de grandes penalidades. "A contabilidade dos penáltis neste campeonato diz o contrário. O FC Porto é a equipa que tem mais penáltis do que Benfica e Sporting juntos e acho que se podiam colocar mais dois ou três clubes que o FC Porto vai à frente". Para o ex-dirigente verde e branco, é por isso com alguma surpresa que tomou conhecimento das palavras de Sérgio Conceição. "Efetivamente, o FC Porto vai destacado à frente no número de penáltis em que foi beneficiado", salientou Carlos Barbosa da Cruz, notando uma espécie de nova versão do técnico nesta época.

"É uma nova versão de Sérgio Conceição. Penáltis em pacote. Ou seja, pacotes de três", referiu Carlos Barbosa da Cruz, notando que este estilo de comunicação tem um objetivo bem claro e identificado em Alvalade.

"É uma narrativa que tem um só fim. Querem pressionar os árbitros para memória futura. Quando Sérgio Conceição se vem queixar do VAR e da arbitragem é uma narrativa para memória futura", insistiu Carlos Barbosa da Cruz, destacando que espera que até final do campeonato as coisas possam correr dentro da legalidade.

"Os árbitros têm que ser competentes e ajudar a verdade desportiva" para que "aquele que ganhar possa reclamar o título com toda a justiça", apelou o ex-dirigente verde e branco, em declarações na CMTV, não alinhando naquilo que chama de "choradinhos" por parte dos azuis e brancos.

"Estar aqui a fazer choradinhos de penáltis que ficaram por marcar para ver se o compensam nas próximas jornadas é uma estratégia muito antiga. Tenho pena que algumas vezes pegue", lamentou Carlos Barbosa da Cruz sobre algo que, no mesmo painel, mereceu a reprovação do ex-vice-presidente do Benfica José Manuel Capristano.

"É muitas mais vezes beneficiado do que prejudicado e quando é beneficiado não diz", criticou José Manuel Capristano, desafiando Sérgio Conceição a falar em todas as situações e ocasiões polémicas seja na área dos adversários seja na do FC Porto.

Sérgio Conceição, recorde-se, criticou a posição assumida sobretudo pelo VAR na análise aos casos de arbitragem do jogo frente ao Vitória. "Naqueles lances em que deve haver intervenção do VAR, não estão a cair para o nosso lado, estou a lembrar-me deste lance final, do Francisco [Conceição], há um desvio claro com o braço, acredito que seja difícil para o árbitro ver, mas quem está sentado numa cadeira consegue ver perfeitamente que é penálti", criticou Sérgio Conceição, em declarações após a partida.

O treinador do FC Porto apelou ainda para uma ponta final de campeonato sem casos ao nível da arbitragem. "Estamos a caminhar para o final do campeonato e é muito importante que todas as equipas estejam bem. Quando equipa de arbitragem não esta bem, há quem os ajude".