Portugal
Chiquinho: o reforço do Benfica que é comparado a Deco e cuida da alimentação
2018-05-29 16:40:00
Manuel Monteiro, treinador do médio ofensivo no Leixões, fala de um jogador que pensa mais rápido do que os outros

Chiquinho, o novo reforço do Benfica que veio da Académica, tem semelhanças com Deco e dá particular atenção à alimentação. Quem o avaliza é o treinador dele nos juniores do Leixões e jogadores da Académica que partilharam com Francisco Machado, de 22 anos, o balneário em Coimbra antes do salto para o Benfica.

O último treinador de Chiquinho na formação do Leixões, e um dos primeiros como sénior, Manuel Monteiro, garantiu ao Bancada que o médio criativo que o Benfica contratou "é um pouco parecido com o Deco". E explica: "A forma como ele transporta a bola no pé, fazendo-o de uma forma rápida, em velocidade, e sempre com a cabeça levantada", faz lembrar o ex-internacional luso-brasileiro.

Manuel Monteiro traça o retrato completo de Francisco Machado: "O Chiquinho é um jogador tecnicamente evoluído, com um transporte de bola forte, faz desequilíbrios na zona de finalização e melhorou muito o aspeto da finalização [marcou 9 golos pela Académica na época finda]. A bola quando lhe chega ao pé, direito, ele tem logo várias soluções para lhe dar seguimento". Para o ex-treinador do reforço dos encarnados, Chiquinho "é um 'meio' entre o 10 e o 8", podendo fazer as duas posições.

O treinador do SC Salgueiros tem acompanhado o percurso de Chiquinho e assinala que "melhorou imenso em termos defensivos". "Poderá evoluir ainda mais em termos táticos, e na intensidade do seu jogo", acrescenta, para além do jogo aéreo. "Ele é um jogador de estatura baixa [1,74 cm], mas é sempre bom melhorar esse aspecto".

Nos sub-19 do Leixões já se destacava, recorda-se Manuel Monteiro, que nunca teve dúvidas que estava ali um jovem jogador com um "potencial enorme". "Era um jogador tremendo, ávido de aprender e de trabalhar. Na minha equipa, era um desequilibrador, sabíamos que a qualquer momento ele poderia desequilibrar", recorda.

Uma característica que permanece até aos dias de hoje, conforme comprova Fernando Alexandre, que foi companheiro de Chiquinho na Académica esta temporada. "Foi o elemento-chave da equipa, um jogador diferente dos outros, muito bom em vários aspectos. Quando era para atacar, procurávamos sempre o Chiquinho. É tecnicamente muito bom, muito criativo", refere o médio da Briosa.

O cuidado com a alimentação, a par da obsessão, no bom sentido do termo, pelo treino, é uma das marcas de Chiquinho. O novo reforço do Benfica tem muito cuidado com a alimentação, não come doces, rejeita gorduras, optando sempre por uma alimentação muito regrada.

Chiquinho vai integrar os trabalhos de pré-temporada e terá uma oportunidade de se mostrar a Rui Vitória. Com hipóteses reduzidas de ficar no plantel, face à concorrência, Chiquinho poderá rodar na Liga na próxima época ou ser integrado na equipa B ou na formação das águias no novo campeonato de sub-23.

Mas Fernando Alexandre gostava que ele ficasse no plantel principal do Benfica. "Não vai ser fácil ele ficar, há muita concorrência, mas que ele tem muita qualidade tem. Gostava muito que ele vingasse no Benfica. É um bom miúdo, excelente jogador", diz o médio da Académica, de 32 anos. "Ir para o Benfica é um passo gigante na sua carreira. Vai ter de trabalhar muito para conseguir entrar no plantel principal. Se o conseguir pode vir a afirmar-se", afiança Manuel Monteiro.

Francisco Machado, mais conhecido por Chiquinho, foi oficializado como novo reforço do Benfica esta segunda-feira. O médio ofensivo, de 22 anos, assinou pelas águias por cinco temporadas, até 2023. O médio estava cedido pelos croatas do NK Zagreb à Académica e a Briosa tinha até final deste mês para acionar a cláusula. E foi o que fez o clube de Coimbra, vendendo-o de seguida ao Benfica, num negócio a rondar os 600 mil euros.

O jogador, natural de Santo Tirso, completou a sua formação no Leixões, não sem antes jogar no Gondomar por empréstimo do clube de Matosinhos, em 2015/16, tendo representado o NK Lokomotiv, da Croácia, em 2016/17, pelo qual fez seis jogos, e a Académica na temporada que agora findou. Pelo clube de Coimbra, o médio alinhou em 41 jogos na Segunda Liga, tendo marcado nove golos. O Benfica viu nele talento para lapidar e agora segue-se o desafio de uma carreira para Chiquinho. Tentar convencer Rui Vitória que tem lugar no plantel dos encarnados para a época 2018/19.

                                                  Chiquinho assinou pelo Benfica por cinco temporadas, até 2023 (Foto Facebook Benfica)