Portugal
"Champions é um mundo novo e o treinador tem um péssimo registo na Europa"
2021-08-27 16:40:00
Rúben Amorim mantém discurso do "jogo a jogo" para a Liga dos Campeões entre elogios ao Famalicão

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, garantiu que o Sporting vao pensar "jogo a jogo" na Liga dos Campeões, no primeiro comentário ao sorteio de ontem, que colocou Borussia Dortmund, Ajax e Besiktas no caminho dos leões.

"A Liga dos Campões é um mundo novo para a maioria dos jogadores e para o treinador, que tem um péssimo registo na Europa. Vamos jogo a jogo e logo se vê o que vai acontecer", respondeu Amorim, quando questionado sobre o sorteio, durante a conferência de imprensa de antevisão da partida com o Famalicão.

Antes, o técnico leonino tinha frisado que a partida da quarta jornada do campeonato "é o mais importante" para o Sporting, por ser a próxima. E ficaram vários elogios ao Famalicão, apesar do adversário ainda não ter pontuado, com Rúben Amorim a lembrar que os leões nunca conseguiram vencer a formação minhota.

"Vai ser um jogo complicado, afinal falamos de um grupo de talentos, de bons jogadores e com um treinador que apresenta um futebol muito positivo. Tem um treinador muito bom, que também precisa de tempo para apresentar a sua ideia aos jogadores. Tem zero pontos, mas vai jogar com o Sporting e isso retira muita responsabilidade, não haveria melhor jogo para esta equipa do Famalicão. Receberam jogadores novos e temos algumas dúvidas do onze que podem apresentar. Desde que o Famalicão subiu de divisão ainda não vencemos este rival e é importante pensar nisso para motivar a nossa equipa", acrescentou.

Com o mercado de transferências perto de fechar, o treinador admitiu que não gostaria de perder jogadores nos próximos dias, numa altura em que há rumores envolvendo atletas como Nuno Mendes, João Palhinha, Pedro Gonçalves (Pote) e Matheys Nunes.

"Todos são todos muito importantes, nem gosto de falar do mercado. Estou à espera que feche porque quero ficar com todos. Espero que feche rápido e que o Viana desligue o telefone. Há jogadores que têm características mais difíceis de colmatar. Olhando para o Nuno Mendes é como o Vinagre, são ambos rápidos, fortes no um para um, fortes ofensivamente, o Nuno Mendes melhor defensivamente, já trabalha connosco há mais tempo, mas um não é o outro. O Palhinha, não temos ninguém igual. O Pote faz muitos golos e o Matheus Nunes está num crescimento incrível", explicou.

O técnico leonino voltou a sair em defesa de Paulinho, acusado pelos adeptos de ter falhado vários golos no último jogo: “Ele faz muito pela equipa. É o homem que baixa para criar superioridade e, quando atacamos pelas alas, não tem tempo de lá chegar à frente. Ele sabe disso. Tem de melhorar na finalização como todos têm de melhorar nos vários aspetos do jogo. Ele é muito adulto. Difícil é fazer o caminho que ele fez. Está preparado para tudo”.

Amorim falou também sobre os próximos compromissos das seleções sul-americanas, numa altura em que vários campeonatos europeus promovem um ‘boicote’ às chamadas dos jogadores, por não ser uma pausa no calendário FIFA. No caso do Sporting, poderá ficar temporariamente sem os uruguaios Coates e Ugarte, quando o clássico com o FC Porto está aí à porta.

“A primeira coisa que eles têm de fazer é jogar bem com o Famalicão, se não não têm hipóteses de jogar contra o FC Porto, mesmo que estejam cá. O resto ultrapassa-me um pouco, mas realmente os clubes ficam prejudicados. Enquanto treinador, o meu papel é perguntar se vão estar disponíveis, para procurar soluções caso não estejam. Mais do que isso não sei dizer, não sei o que um clube pode fazer para impedir isso”, explicou.

O emblema de Lisboa tem deslocação agendada ao recinto do Famalicão, neste sábado, a partir das 20h30, em jogo referente à quarta jornada da I Liga.