Portugal
"Certos árbitros, esses sim, otários seletivos para Otávios específicos"
2023-02-07 10:55:00
"Otávio refila a todo o momento", critica ex-ministro das Finanças e conhecido benfiquista

Otávio é a grande incógnita do lado do FC Porto para o clássico contra o Sporting, em Alvalade, e se for a jogo, os azuis e brancos contam com um dos seus atletas mais influentes dentro do relvado para a estratégia técnica e tática montada por Sérgio Conceição. Mas António Bagão Félix, antigo ministro das Finanças e conhecido adepto do Benfica, vê em Otávio outras vertentes válidas para o FC Porto, não na lógica estratégica do jogo jogado, mas em relação à abordagem aos árbitros.

"Otávio é tudo menos um otário, não é tolo, nem lorpa, nem trouxa e muito menos ingénuo", assinalou Bagão Félix, realçando que o camisola 25 portista "tem a vantagem de (cá) se deparar com certos árbitros, esses sim, otários seletivos para Otávios específicos", mencionando que existe uma "condescendência otária para os Otávios do futebol doméstico".

Bagão Félix, que falava em declarações num artigo de opinião no jornal A Bola, destacou vários tipos de jogadores, acabando por lamentar os "produtores de cartões alheios".

"Há os jogadores produtores de cartões alheios, que provocam o adversário com a mestria dos cínicos e passam a vida a fazer queixinhas ao árbitro num tom inflamado, justiceiro e intolerável", criticou o antigo governante, não compreendendo como é que esse tipo de atleta não é travado mais vezes disciplinarmente pelos árbitros.

"Mas, crème de la crème, há quem acumule tais atributos do minuto zero ao último apito", admirou-se, considerando ainda que não percebe como têm "elevadas classificações comentaristas".

"Sempre enaltecidos, com elevadas classificações comentaristas, e com a ressalva de que não têm mau caráter, é antes feitio e fibra", lamentou, mencionando que "Otávio é um exemplo paradigmático" daquilo que estava a falar.

"Raramente vê um misericordioso cartão amarelo"

"Além disso, o homem refila a todo o momento, apesar de nem sequer ser capitão. O certo é que raramente vê um misericordioso cartão amarelo", queixou-se António Bagão Félix.

Otávio está há várias épocas no futebol português, sendo mesmo um dos atuais capitães do FC Porto. Quando Pepe está em campo, o centrocampista não transporta a braçadeira de capitão dos dragões. Porém, quando o central, por algum motivo, falha jogos do FC Porto, Sérgio Conceição entrega o símbolo de capitão do FC Porto ao luso-brasileiro que, em Portugal, já jogou por empréstimo no Vitória de Guimarães, antes de se fixar no FC Porto.

Aliás, tem sido com Sérgio Conceição que Otávio tem revelado toda a sua importância para a estratégia portista, chegando mesmo já a internacional português, pela mão do ex-selecionador Fernando Santos.