Portugal
"Centrais expulsos com Benfica, FC Porto e SC Braga. O defeito será dos nossos?"
2023-11-14 15:25:00
"Os dos outros clubes não têm esse defeito? Qual será?", questiona ex-presidente do Sporting e antigo primeiro-ministro

Pedro Santana Lopes, ex-presidente do Sporting e antigo líder do governo português, não compreende as expulsões que os centrais do clube de Alvalade têm sido alvo nos últimos anos, sobretudo nos ditos clássicos contra os rivais. De tal modo que Pedro Santana Lopes questiona se os defesas dos adversários "não têm esse defeito?".

"Em abril de 2021, Gonçalo Inácio foi expulso em Braga, num jogo decisivo para o Sporting", recorda Pedro Santana Lopes, realçando que isso aconteceu "logo na primeira parte".

"Árbitro? Artur Soares Dias", referiu o antigo presidente do Sporting, acrescentando que, ainda assim, o clube treinado por Rúben Amorim ainda conseguiu vencer o emblema bracarense.

"Nesse jogo, ganhámos, heroicamente, por 1-0, golo de Mateus Nunes", disse o ex-líder verde e branco, em mensagem deixada nas redes sociais, realçando que, na Luz, o leão também poderia ter sido feliz diante do Benfica, em jogo do campeonato português.

"Também podíamos ter ganho", admitiu o antigo primeiro-ministro português, que trouxe à recordação a expulsão de Seba Coates no Estádio do Dragão, num jogo contra o FC Porto há cerca de um ano e meio, num clássico.

"Já agora, lembro outra expulsão de um central do Sporting: Coates, em fevereiro de 2022, contra o FC Porto, no início da segunda parte, pelo árbitro João Pinheiro", lembrou Pedro Santana Lopes.

"O defeito será dos nossos centrais? Os dos outros clubes não têm esse defeito? Qual será?"

Perante estas circunstâncias, o antigo líder do governo e ex-presidente verde e branco sustenta que essas expulsões aconteceram contra "Benfica, SC Braga e FC Porto", isto é, em "jogos obviamente muito importantes".

Deste modo, Pedro Santana Lopes crê que "algo não bate certo". "O defeito será dos nossos centrais? Os dos outros clubes não têm esse defeito? Qual será?", questionou Pedro Santana Lopes.

Gonçalo Inácio mais cedo para os balneários na Luz

O Sporting terminou o último clássico contra o Benfica reduzido a 10 unidades, por expulsão de Gonçalo Inácio, na segunda parte, após completar o conjunto de amarelos que um jogador pode ver num jogo para ser mandado para os balneários mais cedo. 

Artur Soares Dias já tinha dado amarelo a Gonçalo Inácio e, no segundo tempo, o internacional português travou em falta Rafa Silva no meio-campo de ataque das águias.

O juiz da Associação de Futebol do Porto mostrou o segundo amarelo a Gonçalo Inácio e o respetivo vermelho, que deixaram a equipa do Sporting reduzida a 10 unidades até final do encontro.

Nessa altura, o Sporting vencia por 1-0, mas nos descontos, João Neves, primeiro, e Casper Tengsted, depois, apontaram os golos da reviravolta dos campeões nacionais que, assim, passaram para a liderança da I Liga.