O lance entre Ángel Di María e Pedro Gonçalves foi um dos mais polémicos do dérbi entre Sporting e Benfica, que os leões venceram por 2-1. Entre sportinguistas há quem reclame que o internacional argentino deveria ter sido expulso por Artur Soares Dias, árbitro da Associação de Futebol do Porto.
Antigos árbitros têm dado a sua opinião sobre o lance e há quem admita que Artur Soares Dias deveria ter mando Di María mais cedo para os balneários. Na sequência do lance, o argentino, de punho cerrado, tocou no rosta de Pedro Gonçalves.
"Cartão amarelo ao Pedro Gonçalves" no lance com Di María
O lance aconteceu na sequência de uma troca de palavras entre o transmontano e o argentino, ainda na primeira parte do jogo, em Alvalade.
Na CMTV, o antigo jogador Fernando Mendes e o ex-árbitro Marco Pina protagonizaram um momento tenso ao avaliarem o lance. O ex-árbitro concordou com a decisão de Artur Soares Dias. Fernando Mendes reagiu com ironia e perplexidade.
"Dá-lhe um murro na cara e não é cartão vermelho? Pronto, era cartão amarelo ao Pedro Gonçalves que não tinha nada que colocar a cara ali", ironizou o ex-futebolista.
Fernando Mendes jogou no Benfica, no FC Porto e no Sporting, entre outros clubes. E com a experiência no futebol diz que não entende como é que o árbitro portuense deixou Di María em campo.
"Dá-lhe um murro na cara e não é cartão. Boa", criticou o antigo jogador de futebol. O jogo terminou com vitória para o Sporting. Deste modo, a formação verde e branca alargou vantagens na frente do campeonato.
O Sporting tem agora mais quatro pontos do que o Benfica, que segue no segundo lugar. O leão tem ainda um jogo em atraso, diante do Famalicão. Em caso de vitória ou empate, o clube de Alvalade alarga vantagens ainda mais para as águias.
Com a derrota diante do Sporting, a pressão na Luz aumentou para Roger Schmidt. Há quem note que a SAD está a reabilitar a imagem "do inesquecível Quique Flores".
Benfica de Schmidt a falhar objetivos
O Benfica conquistou a Supertaça Cândido de Oliveira. No entanto, as águias têm vindo a falhar todos os outros objetivos desportivos ao longo da época.
A águia falhou o objetivo de avançar para os oitavos de final da Liga dos Campeões. O Benfica também falhou na Taça de Portugal e na Taça da Liga.
Apesar de ser afastado da Champions, o Benfica seguiu para a Liga Europa. O clube lisboeta está nos quartos de final. Já no campeonato as contas estão complicadas para uma eventual revalidação do título.