O Sporting vive dias de instabilidade desportiva. Com Ruben Amorim o clube leonino estava a consolidar-se. Mas a chegada de João Pereira atirou o emblema verde e branco para uma crise de resultados. Carlos Barbosa da Cruz crê que a situação do Sporting também se explica porque o leão ameaçava algumas "hegemonias".
De acordo com Barbosa da Cruz, a crise do Sporting não pode ser atribuída apenas à mudança de treinador. O presidente do Grupo Stromp nota que o Sporting "estava muito à frente". E isso acabaria por levar ao momento atual.
Carlos Barbosa Cruz: Sporting ameaçava a hegemonia?
“O Sporting estava muito à frente. O Sporting estava a ameaçar hegemonias e há quem não goste que isso aconteça”, comentou Carlos Barbosa da Cruz. Se com Ruben Amorim o Sporting parecia estar perante o equilíbrio necessário, a sua saída precipitou os maus resultados.
Os sportinguistas procuram explicações para o momento verde e branco. Mas Carlos Barbosa da Cruz não tira da ideia de que as aarbitragens estão a condicionar o campeão nacional.
“No jogo com o Santa Clara eu convenci-me de que é muito difícil o Sporting ganhar o campeonato", referiu Barbosa da Cruz, em declarações na CMTV. "O jogo contra o Santa Clara foi bastante revelador", disse. E explicou-se. "Para mim, das dificuldades que o Sporting tem de ultrapassar para ganhar o campeonato”, insistiu o ex-dirigente leonino.
As derrotas do Sporting apareceram numa altura em que o leão estava a solidificar a sua posição no futebol nacional. E também no plano internacional. Recorde-se que o Sporting venceu o Manchester City em Alvalade já nesta temporada.
Da ameaça às hegemonias à crise. O Sporting por Barbosa da Cruz
Só que as últimas semanas têm sido de tristeza para os sportinguistas. No campeonato, o Sporting chega ao duelo com o Boavista depois de duas derrotas. Para a Liga dos Campeões somou outros dois desaires.
Carlos Barbosa da Cruz justifica os desaires internos. “O Sporting perdeu o jogo de Moreira de Cónegos que é um ‘enterra grandes’”, observou o ex-dirigente verde e branco. Lembre-se que o Moreirense eliminou o FC Porto da Taça de Portugal. Antes, os minhotos empataram com o Benfica no jogo que ditou a saída de Roger Schmidt.
A derrota leonina com o Moreirense seguiu-se ao jogo contra o Santa Clara. E nesse embate, Barbosa da Cruz vê razões de queixa do Sporting contra as arbitragens do campeonato.
“Contra o Santa Clara o Sporting foi derrotado por fatores externos ao jogo”, vincou Carlos Barbosa da Cruz. Em Alvalade não se entende "como se destruiu uma equipa em três semanas". Certo é que o Sporting entrará pressionado contra o Boavista no próximo sábado.