Portugal
"Bruno de Carvalho está morto e enterrado. É um fantasma que paira por aí"
2021-05-14 22:45:00
Macedo critica “as figurinhas e os figurões” do passado que se vieram “pavonear” com o título do Sporting

O título de campeão nacional elevou o treinador Rúben Amorim à figura de herói em Alvalade. Ao enaltecer o técnico, grande parte do universo leonino tem alargado o mérito ao presidente do Sporting, Frederico Varandas, por ter arriscado ir contratar o treinador do SC Braga com a temporada a decorrer, ainda na época anterior. Amorim terminou esse campeonato de 2019/20 no quarto lugar, mas já a preparar a equipa levou ao triunfo na I Liga de 2020/21.

No entanto, durante os festejos pela vitória no campeonato, parte dos adeptos leoninos ‘carregou’ nas críticas ao presidente. No dia seguinte ao jogo com o Boavista, no qual o Sporting confirmou matematicamente o primeiro lugar, a hashtag #VarandasOut foi mesmo uma das tendências do Twitter. E muitos desses adeptos que apareceram a apontar o dedo a Frederico Varandas assumiram ser apoiantes de Bruno de Carvalho, o presidente destituído em junho de 2018.

Esse ressurgimento de Bruno de Carvalho e de outras “figurainhas” e outros “figurões” irritou António Macedo, conhecido adepto leonino e comentador da Sport TV. Sem esconder que no passado foi ele próprio um apoiante de Bruno de Carvalho, o jornalista e locutor afirmou que este título do Sporting não se deve “em nada” ao ex-presidente. E foi mesmo mais longe, acusando o ex-dirigente de ter destruído o trabalho “magnífico” que estava a levar a cabo no Sporting.

“Não tem nada que ver com o doutor Bruno de Carvalho. Não há herança nenhuma de Bruno de Carvalho nesta conquista do título por parte do Sporting. O edifício magnífico que ele tinha começado a construir e que aparatosa, dramatica e estrepitosamente ele próprio destruiu, foi sobre os escombros que foi construído isto”, defendeu o conhecido adepto leonino, em declarações no ‘Aposta Tripla’ desta noite.

O jornalista e locutor referiu-se explicitamente a Bruno de Carvalho, mas lembrou que, durante os festejos pela vitória do Sporting no campeonato, houve outras “figurinhas” e outros “figurões” do universo leonino que, depois de se “pavonearem” no último processo eleitoral leonino, apareceram agora em público para se associarem ao mérito que pertence ao treinador e ao plantel.

“Não há herança nenhuma de Bruno de Carvalho aqui. Eu quero dizer isto claramente: nem de Bruno de Carvalho, nem das figurinhas e dos figurões que andaram por aí a se pavonear na luta eleitoral do Sporting. Nada. Isto, se tem alguma marca, é marca do Rúben Amorim e desta última fase desta direção. Não há Bruno de Carvalho nisto. Bruno de Carvalho está morto e enterrado. É um fantasma que continua a pairar por aí, infeliz e perigosamente”, acrescentou.

António Macedo não hesitou em recordar que, apesar de agora visar Bruno de Carvalho, foi um assumido apoiante do ex-presidente do Sporting. “O Sporting, neste título, não é devedor de Bruno de Carvalho em nada. Foi apoiante de Bruno de Carvalho e voltaria a fazer a mesma coisa. Não renego o passado que tive em relação aos apoios que concedi no Sporting”, finalizou.