Portugal
Brincam com a linguagem de Jesus mas é uma "skill, uma arma muito forte dele"
2020-04-08 11:25:00
Antigo treinador do SC Braga já trabalhou com Jesus

A forma como Jorge Jesus se expressa tem sido ao longo dos anos motivo de brincadeira, para uns, e análise para outros, sobretudo ao nível da importância cada vez maior que a comunicação tem no treinador de futebol.

Abel Ferreira, antigo treinador do SC Braga, que enquanto jogador trabalhou com JJ, não tem dúvidas de assumir que se trata de "uma skill [habilidade]" que o técnico do Flamengo tem já há muitos anos.  

"A forma como Jesus fala é uma arma muito forte", referiu, contando um episódio passado nos idos anos 2000, na Madeira, enquando a equipa esperava pelo avião de regresso ao continente.

"Para vocês verem o que isto marca. Ele vem por trás e diz 'ó Flávio Meireles, ó pah hoje a bola não te atrapalhou'. Ou ele dizer-nos 'meus amigos hoje a palestra é muito simples. Ou deixamos a pele em campo ou os adeptos em Guimarães tiram cá fora. Vocês decidem'".

Abel Ferreira salienta ainda que Jorge Jesus "fala a linguagem dos jogadores e marca-os emocionalmente na forma como fala".

"Aquilo que para quem está fora é muitas vezes motivos para alguma crítica, dentro ele marca, a forma como te compara (a brincar) com um tronco ou uma barra de ouro, isso marca os jogadores", explica Abel Ferreira.

Em declarações na 'Quarentana da Bola', onde também recordou a sua passagem e o que aprendeu em Alcochete, Abel Ferreira defendeu ainda que a forma como Jorge Jesus fala "mexe com os jogadores e consegue conectar".

"Deve merecer o nosso respeito. Uma coisa é a forma como ele fala, dos erros que dá, porventura. Da forma como ele conecta a equipa é clarinho como água, clarinho, clarinho, clarinho".