As equipas portuguesas finalizam as primeiras semanas de pré-temporada, onde já tiveram oportunidade de realizar alguns testes particulares, nos quais os treinadores têm aproveitado para testar novas soluções, diferentes estratégias e perceber o nível físico e técnico que têm nas suas fileiras. Desse modo, é possível perceber os jogadores com os quais podem contar, os que devem sair e o espaço que fica para novas caras no plantel.
O Sporting e o Benfica têm estado particularmente ativos nesta pré-temporada no que ao mercado de transferências diz respeito, com a entrada de várias caras novas. Já os campeões nacionais têm feito uma abordagem menos intensa no número de contratações, com David Carmo a ser, para já, a grande contratação da SAD azul e branca para a nova época.
Para José Sousa, e depois de olhar para aquilo que tem sido a pré-época dos chamados 'três grandes' é já possível dizer algumas coisas, ainda que não dê, até ao momento, para grandes considerações e reflexões.
Sobre o Sporting, o antigo futebolista profissional diz que vê a formação de Rúben Amorim a testar várias soluções, entre as quais com os "meninos" da formação.
"É um bom caminho do Sporting", relata José Sousa, realçando que acompanha com expectativa aquilo que a formação de Alvalade está a fazer e poderá fazer ao longo da temporada.
Quanto ao FC Porto, por seu turno, José Sousa refere que o segredo e o silêncio têm sido as marcas de um campeão nacional que apenas se mostrou mais ativo na compra de David Carmo para o eixo defensivo na sequência da saída em final de contrato de Mbemba.
Também Vitinha e Fábio Vieira acabaram por deixar o Estádio do Dragão, rumando aos franceses do Paris Saint-Germain e aos ingleses do Arsenal, respetivamente.
"O FC Porto pouco se sabe, pouco se viu. Tudo ainda muito na expectativa de muita coisa", comentou José Sousa, que falava em declarações no canal de televisão Sport TV, onde disse que na Luz é a altura de uma certa "loucura" com várias entradas e devem ocorrer várias saídas.
"O Benfica é loucura de saída de jogadores, entrada de jogadores", comentou o antigo jogador de futebol profissional, destacando que acaba por ser algo "normal", uma vez que o Benfica mudou de treinador.
"É normal com a mudança de treinador", sublinhou José Sousa, apontando para Roger Schmidt que estará a tentar ver com os seus olhos e ao vivo aquilo que os jogadores podem render em campo.