Portugal
Benfica vence Famalicão e está na final da Taça da Liga feminina
Redação
2021-01-27 16:10:00
Cloé Lacasse em evidência, ao apontar dois dos três golos da formação encarnada

O Benfica garantiu hoje a presença na final da Taça da Liga de futebol feminino, após vencer por 3-0 no terreno do Famalicão, numa meia-final em que a atacante Cloé Lacasse se destacou.

A canadiana, de 27 anos, assistiu Ana Vitória para o golo inaugural da partida, aos dois minutos, e marcou por duas vezes na segunda parte, aos 61 e aos 69, resolvendo a eliminatória quando as minhotas estavam mais ofensivas, em busca do empate.

Vencedor da primeira edição da competição, referente à época 2019/20 e decidida em 06 de janeiro, frente ao Sporting de Braga (3-0), o conjunto ‘encarnado’ vai defender o título frente ao vencedor da meia-final entre Sporting e Braga, agendada para 03 de março.

A formação lisboeta entrou na partida a ganhar, aproveitando um lance em que Cloé Lacasse se isolou pela ala esquerda e serviu Ana Vitória, para um remate ao ângulo inferior esquerdo, desferido com calma face à guarda-redes Rute Costa.

Galvanizado pela vantagem, o Benfica manteve o controlo da bola no meio-campo contrário até aos 20 minutos, quando as anfitriãs começaram a reagir e a subir no terreno, embora sem lances de perigo até ao final da primeira parte, quando Gabi Morais atirou ao poste, num livre direto (45+1 minutos).

O Famalicão apareceu ainda mais intenso na segunda parte, ‘empurrou' o adversário para a sua área e ficou a centímetros do golo aos 56 minutos, quando Mylena Freitas falhou o desvio após cruzamento de Maurine Gonçalves.

O Benfica aguentou o ímpeto famalicense e dilatou a vantagem contra a ‘corrente do jogo’, num remate de Cloé Lacasse, ainda de fora da área, em que Rute Costa foi mal batida, apesar de ter ainda tocado na bola, ao minuto 61.

Volvidos oito minutos, a mesma jogadora selou o resultado do encontro, num remate cruzado e rasteiro diante da guarda-redes famalicense.

Ficha de jogo

Partida na Academia do Futebol Clube de Famalicão
Famalicão - Benfica, 0-3
Ao intervalo: 0-1
Marcadores:
0-1, Ana Vitória, 02 minutos
0-2, Cloé Lacasse, 61
0-3, Cloé Lacasse, 69

Equipas:

- Famalicão: Rute Costa, Babi, Mariana Azevedo, Gi Santos, Sara Monteiro, Maria Negrão (Maria Miller, 66), Solange Carvalhas (Daniela Silva, 66), Gabi Morais, Milena Freitas, Maurine Gonçalves (Cristina Ferreira, 77) e Vitória Almeida.
(Suplentes: Laura Gallego, Andrea Mirón, Maria Miller, Soaria Gomes, Cris Vieira, Cristina Ferreira e Daniela Silva).
Treinador: João Marques.

- Benfica: Letícia Izidoro, Catarina Amado, Sílvia Rebelo, Ana Seiça, Lúcia Alves (Amélia Silva, 77), Pauleta (Francisca Nazareth, 55), Christy Ucheibe, Beatriz Cameirão, Ana Vitória, Nycole Raysla (Marta Cintra, 90) e Cloé Lacasse.
(Suplentes: Dani Neuhaus, Francisca Nazareth, Amélia Silva, Joline Amani, Beatriz Nogueira e Marta Cintra).
Treinador: Filipa Patão.

Árbitro: Cláudia Ribeiro (AF Braga).
Ação Disciplinar: Cartão amarelo para Christy Ucheibe (42), Pauleta (48), Ana Seiça (54) e Vitória Almeida (90+1).
Assistência: Jogo realizado à porta fechada devido à pandemia de covid-19.