Portugal
Benfica terá violado regras da FIFA ao financiar jogador do Vitória de Setúbal
2020-11-25 09:50:00
Negócio Hachadi levanta suspeita mas há outros casos, diz o Público

O Benfica poderá ter cometido uma ilegalidade com o alegado financiamento de um jogador para o Vitória de Setúbal, situação que poderá acabar com uma punição às águias por parte da FIFA.

Conta o jornal Público, nesta quarta-feira, que o clube liderado por Luís Filipe Vieira terá ajudado, no verão de 2019, o emblema sadino a receber os serviços do jogador Khalid Hachadi, com o pagamento de 900 mil euros, ficando as águias com direito de preferência sobre o jogador do Vitória de Setúbal, situação que a FIFA não permite.

A operação de contratação do jogador marroquino terá custado 1,25 milhões de euros, com os sadinos a pagarem pelo marroquino 800 mil euros ao clube Olympique Club Khourigba, mais 150 mil euros para o jogador de prémio de assinatura e ainda 300 mil euros para um empresário em honorários relativos à comissão de intermediação.

O Público sustenta que o contrato previa que, se Hachadi fosse posteriormente transferido para um terceiro emblema e aí acabasse por rescindir por mútuo acordo ou justa causa, com as águias a ficarem sem direito de preferência, teriam direito a receber 1,5 milhões de euros, valor que, alegadamente, aumentaria significativamente se o marroquino fosse para um dos rivais encarnados.

O referido periódico sustenta que as águias teriam direito a 6,5 milhões no caso da transferência de Khalid Hachadi ser para FC Porto, Sporting ou SC Braga e refere que o contrato, ao contrário do que é natural, não terá sido registado na plataforma transfer matching system.

Explica o Público que as cláusulas que estariam acordadas são consideradas "abusivas" à luz dos regulamentos internacionais da FIFA, motivo pelo qual a SAD encarnada e a sadina podem ser alvo de punições por parte da FIFA, se se vier a confirmar algum tipo de ilegalidade como acredita ter existido o Público.

Também o negócio de Jhonder Cádiz estará a ser analisado, uma vez que o Vitória de Setúbal terá, em tempos, mandatado Paulo Gonçalves para negociar uma futura transferência do venezuelano, que acabaria por assinar pelo Benfica, emblema pelo qual nunca jogaria oficialmente.

O referido jornal destaca ainda que, recentemente, em setembro, o Benfica acabou punido pela FIFA por ter realizado um negócio em moldes semelhantes com um emblema brasileiro.

O Benfica terá sido multado pela FIFA em 37 mil euros, de acordo com o que revela o Público, perspetivando nova punição para a SAD benfiquista a respeito de um jogador que já deixou o Bonfim e está num clube marroquino.

Esta situação terá vindo a público a respeito das contas sadinas que estão a ser passadas a 'pente fino' pela nova administração do clube verde e branco, que nesta temporada caiu para o Campeonato de Portugal na secretaria.

A situação do Vitória de Setúbal é delicada, nesta altura, não apenas no plano desportivo mas também administrativo, com a Câmara Municipal de Setúbal a acompanhar tudo de muito perto dado tratar-se de um clube que é uma bandeira do município e com forte presença entre a população setubalense.