Portugal
Benfica tenta a glória europeia em época marcada por desilusão interna
2022-02-21 09:10:00
Benfica superou três de quatro 'oitavos' e já fez 'cair' campeão Liverpool

O Benfica conseguiu o apuramento em três de quatro presenças nos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, fase em que já conseguiu deixar pelo caminho o Liverpool, então campeão em título.

Em 2005/06, na primeira vez que atingiu esta fase, o conjunto da Luz afastou os ‘reds’ com dois triunfos, por 1-0 na Luz e 3-0 em Anfield Road, e, depois, fez cair duas vezes o Zenit, em 2011/12 e 2015/16.

Na última participação, os ‘encarnados’ sofreram a única eliminação, perante os alemães do Borussia Dortmund, que o Benfica ainda bateu em casa por 1-0, antes de ser goleado na Alemanha por 4-0 e somar a única eliminação.

Os oitavos de final foram introduzidos na ‘Champions’ em 2003/04, época em que o FC Porto se sagrou campeão, e, na primeira presença depois disso, em 2005/06, os ‘encarnados’ conseguiram ultrapassar a fase de grupos.

Num agrupamento que também incluía Villarreal e Lille, o Benfica discutiu o apuramento na última ronda com o Manchester United, na Luz, e venceu e eliminou os ‘red devils’, ao ganhar por 2-1, num jogo em que esteve a perder.

Paul Scholes adiantou os ingleses, logo aos seis minutos, mas os ‘encarnados’ deram a volta ainda na primeira parte, com tentos de Geovanni, aos 16, e Beto, aos 34, para ‘desgosto’ de Cristiano Ronaldo, que foi substituído aos 67 e fez um gesto obsceno para o público da Luz, sendo suspenso pela UEFA.

Nos ‘oitavos’, o Benfica defrontou outro conjunto inglês, o detentor do troféu Liverpool e começou muito bem, ao vencer na Luz por 1-0, graças a um golo do central brasileiro Luisão já sobre o final do encontro, aos 84 minutos.

A vantagem parecia demasiado curta, mas em Anfield Road, os comandados do holandês Ronald Koeman realizaram uma exibição para a ‘lenda’, vencendo novamente, agora por 2-0, com ‘golões’ de Simão (36) e do italiano Fabrizio Miccoli (89), presentemente preso, culpado de extorsão com auxílio da máfia.

Meia dúzia de anos depois, o Benfica superou na fase de grupos Basileia, novamente Manchester United, que atirou para a Liga Europa, e Otelul Galati e encontrou nos ‘oitavos’ os russos do Zenit, do italiano Luciano Spaletti.

O ‘onze’ de Jorge Jesus perdeu por 3-2 na Rússia, onde marcaram Maxi Pereira e o paraguaio Óscar Cardozo, e, em casa, triunfou por 2-0, com golos do uruguaio, nos descontos da primeira parte (45+1), e do suplente Nélson Oliveira, na compensação da segunda (90+3).

Em seis anos, Jorge Jesus apenas chegou uma vez aos ‘oitavos’, enquanto Rui Vitória conseguiu duas presenças nas duas primeiras épocas, antes da ‘vergonha’ que foi terminar a fase de grupos de 2017/18 com seis derrotas (1-14 em golos).

Em 2015/16, o Benfica perdeu para o Atlético de Madrid, mas superou Galatasaray e Astana, para reencontrar o Zenit, agora comandada pelo treinador português André Villas-Boas, na primeira fase a eliminar.

O duelo começou na Luz, onde o Benfica chegou ao triunfo já nos descontos, aos 90+1 minutos, com um golo do brasileiro Jonas, mas, em São Petersburgo, os russos empataram a eliminatória, com um tento do ex-portista Hulk, aos 69.

Na parte final do encontro, prevaleceu, porém, o conjunto ‘encarnado’, com o argentino Gaitán a empatar o jogo, aos 85 minutos, e o brasileiro Talisca a selar mesmo novo triunfo das ‘águias’, com um golo aos 90+6.

Em 2016/17, o Benfica, que na fase de grupos ficou à frente de Besiktas e Dinamo de Kiev e atrás do Atlético de Madrid, encontrou o Borussia Dortmund e, na Luz, venceu por 1-0, com o grego Mitroglu a marcar, aos 48 minutos, e Ederson a parar um penálti de Aubameyang, aos 58, no jogo 500 de Luisão.

Na Alemanha, os comandados de Rui Vitória não conseguiram, porem, segurar a vantagem, longe disso, acabando goleados por 4-0, culpa de um ‘hat-trick’ do gabonês (quatro, 61 e 85 minutos), agora no FC Barcelona, e de um golo do norte-americano Pulisic (59), presentemente no Chelsea.

Apesar desta eliminação, o saldo benfiquista nos ‘oitavos’ é amplamente positivo, com três apuramentos em quatro presenças e seis vitórias e duas derrotas, com 11 golos marcados e oito sofridos, em oito jogos.

O Benfica defronta na quarta-feira o Ajax, em encontro da primeira mão dos oitavos de final da edição 2021/22 da Liga dos Campeões, a partir das 20:00, no Estádio da Luz, em Lisboa.