A forma como os direitos televisivos são partilhados deverá sofrer alterações nos próximos anos e o Benfica espera que a sua posição e dimensão sejam tidas em conta ao nível da "escala" que "não pode ser ignorada". Pedro Pinto, diretor de Comunicação do Benfica, passou pelos estúdios da Benfica TV e abordou a notícia que dá conta de que o Benfica foi o clube que registou em 2023 as maiores médias de assistências nos estádios nacionais.
"É notável e é também de uma importância extrema numa altura em que se começam a discutir e a aprofundar a ideia de redistribuição dos direitos de televisão em termos de todos os clubes"
Nesse sentido, o diretor encarnado espera que no debate da centralização de direitos televisivos, a capacidade para aglomerar e cativar os adeptos para os jogos seja levada em linha de conta.
"É notável e é também de uma importância extrema numa altura em que se começam a discutir e a aprofundar a ideia de redistribuição dos direitos de televisão em termos de todos os clubes", apontou Pedro Pinto.
"Benfica tem uma representatividade e uma escala que não pode ser ignorada"
Para o diretor de Comunicação das águias, "a verdade é que o Benfica tem uma representatividade e uma escala que não pode ser ignorada", salientou ainda, dizendo que o apoio do público tem sido "decisivo" e "marcante" na caminhada do Benfica.
Benfica na frente de City, At. Madrid e Ajax
De acordo com dados do portal Transfermarkt, o Benfica é o clube português que regista maiores taxas de assistência média no Estádio da Luz, sendo que ocupa no ranking europeu a 14.ª posição.
O Benfica está à frente de clubes como o Manchester City, Ajax e o Atlético de Madrid nesta vertente das médias de assistências em 2023 na sua casa.
De acordo com o referido portal, a tabela de assistências médias é liderada pelo Barcelona, com uma média de 83.273 adeptos quando jogou na condição de visitado, em 2023.
Em segundo lugar está o Borussia Dortmund, que registou uma assistência média de 81.312 adeptos no reduto amarelo em 2023, ano em que o título escapou na última jornada para a Baviera.
E é nessa região germânica que se registam as terceiras maiores assistências médias do ano de 2023 com o Bayern Munique. O clube germânico teve em média 75.003 adeptos nos seus jogos caseiros e fecham assim este top-3.