Portugal
"Benfica não vai conseguir sempre proeza de dizer que todos só fazem lá turismo"
2023-03-01 09:50:00
Antiga dirigente do Sporting e os processos movidos na justiça ao clube da Luz e a figuras ligadas ao emblema encarnado

Antiga dirigente do Sporting e advogada, Rita Garcia Pereira entende que o Benfica deverá temer eventuais consequências relativamente a vários processos em que figuras ligadas ao emblema encarnado têm o seu nome envolvido, até porque, refere a advogada, que tem dúvidas de que os benfiquistas vão conseguir explicar-se sempre na justiça com os argumentos de que "toda a gente só faz lá turismo".

"Não vai conseguir sempre a proeza de dizer que toda a gente só faz lá turismo e que não tem nenhum vínculo e que representa o clube", afirmou Rita Garcia Pereira, realçando que esse argumento "deixará de pegar". "Chegará o momento em que eu acho que esse argumento vai deixar de pegar", salientou.

Em declarações na CMTV, a antiga dirigente dos leões diz ainda que os benfiquistas deveriam questionar-se sobre o facto de aparecer o nome de várias figuras ligadas ao Benfica em vários processos.

"E acho que se deveria perguntar porque é sobretudo o Benfica [a ver o seu nome envolvido em suspeitas do Ministério Público]", completou Rita Garcia Pereira.

Recentemente, recorde-se, o antigo assessor jurídico do Benfica, Paulo Gonçalves, foi condenado no âmbito do processo E-toupeira, sendo que este já prometeu avançar com recurso desta decisões para outras instâncias da justiça.

Também no âmbito do processo Saco Azul, o Jornal de Notícias avançou na terça-feira que a SAD do Benfica, a Benfica estádio, Luís Filipe Vieira, ex-presidente das águias, e Domingos Soares de Oliveira, atual ​​​​​​​co-CEO da SAD encarnada, além de mais quatro arguidos e uma empresa, estão acusados pelo Ministério Público (MP) de crimes de fraude fiscal e falsificação de documentos.

A acusação surge na sequência de uma investigação da Autoridade Tributária (AT), que remonta ao ano de 2018. Nessa ocasião, foram feitas buscas às instalações encarnadas. Em causa estão suspeitas de pagamentos com faturas de serviços fictícios de uma empresa informática.

Ainda de acordo com o Jornal de Notícias, o Ministério Público reclama um total de 585 mil euros aos arguidos,. no montando de 116 mil euros à SAD do Benfica e 307 mil à Benfica Estádio. Já o restante valor é dividido pelos outros acusados no âmbito do processo Saco Azul.

"Ruído externo desponta sempre que lideramos e nos mostramos fortes"

Numa altura em que o clube da Luz enfrenta processos fora das quatro linhas, Rui Costa, por ocasião da gala dos prémios Cosme Damião, fez um apelo à nação benfiquista.

"A grandeza do Benfica implica que tudo o que nos envolve tenha impacto mediático e sirva, demasiadas vezes, para fazer esquecer outras realidades. É imperioso ficarmos unidos, focados e imunes a todo um ruído externo que desponta sempre que lideramos e nos mostramos fortes", declarou Rui Costa.

"A nossa missão é vencer. Vencer sempre. É essa a natureza do Benfica. É essa a nossa grandeza", disse também o presidente do clube da Luz.