Portugal
“Benfica está acima de tudo o que os livros de estudo apresentam”
2022-09-19 11:30:00
Elogios a Schmidt, que “estudou o futebol português”, e a um Benfica que supera expectativas, segundo Abel Xavier

O Benfica goleou o Marítimo por 5-0 e prossegue a sua caminhada vitoriosa na presente temporada. E esta onda de resultados positivos merece duas análises de Abel Xavier: um curto olhar ao desempenho de ontem, que acaba por não surpreender, e a forma como Roger Schmidt rapidamente montou uma equipa ganhadora. E isso, sim, surpreende o antigo internacional português.

“Há aqui duas realidades completamente diferentes. O Benfica luta por objetivos que não têm nada que ver com os objetivos do Marítimo, com uma qualidade tremenda”, resumiu, para justificar a goleada de ontem no Estádio da Luz, com golos de Rafa, Gonçalo Ramos (dois), de Neres e Draxler.

E segundo Abel Xavier, este triunfo assenta também no desempenho do técnico encarnado, sobre quem se levantaram dúvidas, mas que colocou o Benfica “acima de tudo o que os livros de estudo apresentam”.

“O Benfica consolidou um processo de crescimento que muita gente pôs em causa. A questão da equipa tipo, a gestão do esforço.  A dinâmica vencedora minimiza esse impacto. Uma coisa é recuperar sobre derrotas outra coisa é recuperar sobre vitórias. Podemos estar aqui a lançar um contexto completamente diferente de análise, porque o Benfica está acima da média, está acima de tudo o que os livros de estudo apresentam”, diz o ex-futebolista, em declarações na CNN.

Roger Schmidt “estudou o futebol português”

Todavia, os elogios ao técnico do Benfica não se ficam pelos resultados. Para Abel Xavier, esse foi um efeito de outro fator: a preparação do técnico alemão, que demonstra um largo conhecimento do futebol em Portugal. 

“Roger Schmidt não tinha o conhecimento da realidade do futebol português. E estudou o futebol português. Uma coisa é estudar o futebol português, outra coisa é estar dentro do futebol português”, avalia. 

Abel Xavier vai mais longe e recorda as sucessivas dúvidas levantadas a cada vitória. Para o antigo internacional, o triunfo frente à Juventus deu mais um sinal positivo, em relação à capacidade deste Benfica. 

“Pôs-se em causa se o Benfica teria o mesmo perfil na competição portuguesa e nas competições europeias. E, de facto, o Benfica tem o mesmo perfil”, afiança o ex-defesa, numa comparação com a estratégia adotada na I Liga e na Liga dos Campeões. 

Claro que Roger Schmidt tira partido de um fator externo: o apoio dos adeptos. Nos primeiros minutos diante do Marítimo, o Benfica apresentou-se lento e pouco inspirado. E Abel Xavier, que esteve no Estádio da Luz, comprovou a importância dessa ajuda das bancadas.

“Quando a equipa está em lentidão de processos - o que aconteceu, no início do jogo com o Marítimo -, o próprio adepto aglutina, mobiliza e a equipa transforma-se completamente. Eu estive no estádio e vi que o 12.º jogador é muito importante para aquilo que está a acontecer no Benfica”, realçou, neste comentário ao jogo feito na CNN.

O Benfica, recorde-se, venceu ontem o Marítimo por 5-0, em jogo da I Liga, somando o sétimo triunfo em igual número de jogos. Os encarnados seguem, por isso, na liderança, com 21 pontos, mais dois do que o SC Braga, vice-líder, mais cinco do que o campeão nacional FC Porto e mais 11 do que o Sporting.

Tags: