Portugal
"Benfica está a passar o momento mais crítico dos últimos anos", diz Seara
2021-01-22 15:50:00
Em causa a covid-19 que tem afetado o plantel encarnado

Antigo dirigente e conhecido sócio das águias, Fernando Seara está preocupado com a vaga de covid-19 que tem assolado o plantel do Benfica e não tem dúvidas em qualificar esta como a situação "mais crítica" que tem afetado o clube da Luz, nos últimos anos.

"O Benfica está a passar o momento mais crítico dos últimos anos", assumiu Fernando Seara, destacando que "a pandemia entrou no Seixal" e entende que é preciso combatê-la.

"Os efeitos da covid-19 são efeitos complexos", referiu Seara, destacando que, ainda recentemente, Seferovic assumiu que perdeu "quatro quilos" depois de enfrentar a infeção pelo novo coronavírus.

Com o plantel a ser assolado por uma onda de infeções, Fernando Seara teme que os resultados desportivos possam ficar comprometidos, até porque "a partir de segunda-feira o Benfica começa a jogar de três em três dias".

"Acho que a covid-19 tem de ser rapidamente ultrapassada", desejou Fernando Seara, em declarações na A Bola TV, sustentando que espera ver, em breve, o leque de jogadores aumentar sob as ordens de Jorge Jesus.

Num cenário de incertezas, Fernando Seara avisou, desde já, que os clubes devem estar preparados para jogar, até porque nota que as operadoras de televisão não estão disponíveis para adiamentos de jogos.

Por isso, insiste ser necessário que se tomem todos os cuidados e precauções para enfrentar uma das fases mais complicadas da pandemia, em Portugal, que obrigou já o Governo a avançar para novo confinamento da população.

O número de jogadores infetados pelo novo coronavírus tem vindo a aumentar mas o pneumologista, e consultor da Liga na área da saúde em tempo de pandemia, Filipe Froes passa uma mensagem de confiança e acredita que o futebol tem sabido transmitir sinais positivos para a sociedade.

Apesar do número de atletas infetados ser cada vez maior, um pouco no reflexo daquilo que se verifica na sociedade em geral, o médico sustenta que "o que é expectável é que o número de casos diminua".

No Benfica, nesta altura, estão infetados com o novo coronavírus Otamendi, Nuno Tavares, Vertonghen, Diogo Gonçalves, Grimaldo, Gilberto, Helton Leite e Waldschmidt, além de Luís Filipe Vieira e grande parte da equipa técnica de Jorge Jesus.

Nas próximas semanas, a equipa comandada por Jorge Jesus regressa ao campeonato com uma receção ao Nacional da Madeira, na 15.ª jornada da competição. O jogo está agendado para as 17h00 de 25 de janeiro, segunda-feira.

Depois, o Benfica recebe a Belenenses SAD, no dia 28 de janeiro, às 21h15, nos quartos de final da Taça de Portugal e abre fevereiro com um dérbi em Alvalade no dia 1, pelas 21h30, a contar para a 16.ª jornada da Liga NOS.

Na 17.ª ronda, que encerra a primeira volta do Campeonato, o Benfica recebe o Vitória, numa partida agendada para as 19h00 do dia 5 de fevereiro (sexta-feira).