Portugal
Benfica é a equipa mais disciplinada do campeonato
2022-01-11 09:10:00
Estatísticas relativas à primeira volta do campeonato português 2021/22

O Benfica foi a equipa que fechou a primeira volta da edição 2021/22 da I Liga portuguesa de futebol com menos cartões, num total de 34, à média de dois por encontro, incluindo duas expulsões.

Os ‘encarnados’ somaram 32 amarelos, um vermelho por acumulação de amarelos e um vermelho direto, seguindo destacados com a equipa mais disciplinada.

Curiosamente, o conjunto então comandado por Jorge Jesus até começou o campeonato da pior forma, com quatro amarelos e um vermelho, em Moreira de Cónegos, onde Diogo Gonçalves foi expulso aos 56 minutos. As ‘águias’ seguraram o 2-1.

A outra expulsão dos ‘encarnados’ foi de André Almeida, na estreia de Nélson Veríssimo, à 16.ª jornada, no Dragão: viu o segundo amarelo aos 49 minutos, instantes depois de Yaremchuk reduzir para 2-1. O FC Porto venceria por 3-1.

Weigl, Gilberto, Darwin Núñez e Lucas Veríssimo, todos com três amarelos, foram os jogadores ‘encarnados’ mais vezes admoestados na primeira volta.

Os ‘encarnados’ lideram o campeonato da disciplina de forma confortável, já que o FC Porto, segundo classificado, soma 43 cartões - 41 amarelos e dois vermelhos por acumulação -, menos um do que o Sporting de Braga, terceiro, com 44.

A formação da Luz também é a que totaliza menos amarelos (32), enquanto o Estoril Praia é a única equipa que fechou a 17.ª jornada sem vermelhos.

No que respeita aos mais ‘indisciplinados’, lidera o Marítimo, com 62 cartões (incluindo 58 amarelos), seguido do Portimonense, com 59, e, surpreendentemente, pelo Sporting, já com 56, os mesmos de Vitória de Guimarães e Estoril Praia.

O avançado Paulinho, com sete amarelos, é o jogador ‘leonino’ mais admoestado, sendo que, por agora, soma mais cartões do que golos.

Na tabela individual, o internacional luso ocupa o último lugar do pódio, juntamente com mais seis jogadores, numa classificação liderada por Wilyan, do Portimonense, com nove, secundado por Koffi Kouao, do Vizela, com oito.

O jogador dos algarvios lidera também a tabela dos amarelos, com os mesmos nove e mais dois do que um sexteto, enquanto em termos de vermelhos, só dois jogadores ‘bisaram’.

Allano (Santa Clara) e Alfa Semedo (Vitória de Guimarães) viram, cada qual, um vermelho por acumulação de amarelos e um vermelho direto, sendo que o jogador ‘açoriano’ soma ainda três amarelos e o ex-benfiquista apenas um.

No total, foram mostrados 928 cartões na primeira volta da I Liga, sendo 878 amarelos e 50 vermelhos, 25 por acumulação de amarelos e outros tantos diretos.

Tags: