O Benfica vai ceder vários jogadores para o Campeonato do Mundo do Qatar de 2022 e nas últimas semanas alguns nomes têm sido presença frequenta nas páginas de jornais nacionais e internacionais como são os casos do central António Silva e do médio Enzo Fernández. Trata-se de uma campanha montada pelo "Benfica comercial", segundo defende Carlos Barbosa da Cruz.
O antigo dirigente verde e branco diz que não entende como é que até o nome de Enzo Fernández é frequentemente falado e não se dá idêntico tratamento a chamadas para o Campeonato do Mundo da FIFA de jogadores como Manuel Ugarte, Hidemasa Morita ou Abdul Fatawu.
Mesmo que sendo questionado que a Seleção da Argentina tem outro tipo de projeção mundial e as escolhas do selecionador argentino, que não têm as apostas do técnico uruguaio, japonês ou ganês, Carlos Barbosa da Cruz mantém-se fiel à ideia de que por trás de tudo está o Benfica a tentar promover os seus ativos.
E o antigo dirigente do Sporting acredita que tudo se deve à 'pressão' para vender jogadores na Luz e tentar equilibrar o capítulo financeiro.
"O Benfica precisa de vender como de pão para a boca. O Benfica deve ter uma tesouraria que nem as faturas falsas vão conseguir resolver", afirmou Carlos Barbosa da Cruz, em declarações na CMTV.
Por outro lado, e mesmo estando na mente dos benfiquistas que esta é uma temporada de aposta na vertente desportiva, Carlos Barbosa da Cruz sustenta que "às vezes há pressões de tesouraria que dão cabo" daquilo que se pretende e espera.
Por isso, insistiu Carlos Barbosa da Cruz, "é evidente a campanha promocional" que o Benfica tem para o Campeonato do Mundo da FIFA no Qatar, ainda que reconheça que o clube liderado por Rui Costa fez uma compra "excelente" ao River Plate quando garantiu Enzo Fernández.
"Excelente compra, excelente jogador. Nunca disse o contrário", sublinhou o antigo dirigente do Sporting, reiterando que não compreende como é que os jogadores chegam ao Benfica e rapidamente são apontados a outros clubes.
"Aquilo que me choca é a rapidez com que se começa logo a falar dos milhões da Europa. É essa vertente do Benfica comercial", destacou.
"Não compare a campanha promocional que é feita com o Enzo Fernández e o António Silva e outros jogadores", concluiu a este respeito o advogado e antigo dirigente do clube verde e branco Carlos Barbosa da Cruz.