Portugal
Benfica desmente notícia sobre Superliga Europeia e critica "fontes"
2021-04-20 12:10:00
"O Benfica sempre esteve, e estará, solidário com a UEFA", assegura o emblema liderado por Vieira

O Benfica diz que são "inteiramente falsas as informações publicadas" a respeito de "pretensas negociações tendentes a uma participação na Superliga Europeia, reiterando, mais uma vez, a sua total oposição ao projeto", como revela o Record, dizendo que "Vieira quer vaga" nesta nova competição. "Há lóbi em curso para que águias sejam o representante luso", pode ler-se no referido jornal, agora desmentido pelos encarnados. O emblema liderado por Luís Filipe Vieira explica ainda que o Benfica "foi o primeiro clube português a expressar publicamente a sua objeção a uma Superliga Europeia, em novembro do ano passado, na sequência de uma entrevista do seu CEO, Domingos Soares de Oliveira."

O Benfica explica ainda que nas reuniões tidas na Associação Europeia de Clubes "sempre se manifestou contrário a qualquer competição fora do âmbito da UEFA, tendo, inclusive, contribuído ativamente para a reformulação do modelo competitivo da Liga dos Campeões pós-2024". Além disso, o clube da Luz diz estar ao lado da UEFA para o que der e vier. "O Benfica sempre esteve, e estará, solidário com a UEFA e com os valores do futebol europeu: meritocracia, solidariedade e inclusão".

Por isso, o Benfica lamenta, uma vez mais, que insistam "em publicar informações falsas, dando crédito infundado a fontes meramente interessadas em condicionar e desmerecer a instituição."

Nas últimas horas, a CMTV recuperou uma declaração de Luís Filipe Vieira que, em 2017, abordava o tema da Superliga Europeia que ameaçava revolucionar o futebol europeu. “Isso deve preocupar muito o futebol português, porque parece que estamos todos distraídos. Se me disserem que há dois clubes que poderão entrar nela [uma Superliga europeia], ou que poderão ter espaço para ela... Ou pelo menos há um que de certeza que tem. Se me perguntar se o Benfica está a olhar para isso com essa clareza toda, está. E trabalhamos afincadamente para isso mesmo, também”, referia Luís Filipe Vieira, há três anos. 

Esta declaração foi recuperada e associada a um alegado interesse encarnado em entrar nesta competição, coisa que o Benfica nega e que, de resto, o ex-vice-presidente Braz Frade já tinha criticado. “É um truque velho, ir buscar declarações feitas em contextos diferentes, antes desta discussão começar", lamentou, falando de "um truque velho que se faz: ir buscar declarações que nada têm que ver com este contexto. O que se discutiu na época não era isto".