Portugal
Benfica denuncia “manifestações racistas” em Famalicão
2020-10-15 13:15:00
Clube da Luz questiona presença de elementos nas bancadas do Centro de Estágio do FC Famalicão

A equipa de futebol feminino do Benfica derrotou o Famalicão, nesta quarta-feira, por 2-1, e garantiu um lugar na final da Taça de Portugal. As jogadoras encarnadas irão defrontar o vencedor do encontro entre SC Braga e Estoril Praia, partida que de disputa a 18 de novembro.

Na newsletter diária desta quinta-feira, o clube da Luz enaltece esse triunfo, recordando que este é o terceiro ano de atividade da equipa feminina. Mas o Benfica faz uma denúncia, falando em “lamentáveis manifestações racistas”, visando a jogadora nigeriana Christy Ucheibe.

O Benfica questiona se “todas as pessoas que estiveram presentes na bancada do Campo n.º 1 do Centro de Estágio do FC Famalicão pertenceriam à organização do jogo e ao staff da equipa famalicense”.

“No dia em que o primeiro-ministro anunciou o regresso ao estado de calamidade, o Sport Lisboa e Benfica, que tudo tem feito pela proteção da saúde pública, junto dos seus colaboradores e das suas equipas e na organização dos jogos em que está envolvido, tem de se questionar se todas as pessoas que estiveram presentes na bancada do Campo n.º 1 do Centro de Estágio do FC Famalicão pertenceriam à organização do jogo e ao staff da equipa famalicense”, pode ler-se, na comunicação diária aos adeptos.

Para o clube, “o esclarecimento dessa dúvida tornou-se ainda mais premente pelas lamentáveis manifestações racistas ocorridas ontem, vindas dessa bancada e dirigidas à nossa atleta Christy Ucheibe”.

“É imperativo que este tipo de comportamento seja erradicado definitivamente na nossa sociedade e, em particular, nas bancadas de estádios e pavilhões. É inaceitável que continue a haver atos racistas e que os prevaricadores não sejam sempre punidos. Este é um sintoma da persistência de atraso civilizacional neste domínio, o qual há muito deveria ter sido colmatado”, realça a newsletter.

“Houve colegas de equipa muito incomodadas com a situação e chegaram a pensar abandonar o jogo, em protesto”, disse fonte do Benfica à agência Lusa.

O Benfica envia “solidariedade à visada, Christy Ucheibe", bem como “às suas colegas de equipa”.

“Reafirmamos que o Sport Lisboa e Benfica continuará a contribuir ativamente para a supressão deste flagelo da nossa sociedade”, conclui.

Veja o resumo do encontro: