Portugal
Benfica atira-se às arbitragens e diz que Taarabt foi "abalroado por Eduardo"
2021-05-24 09:40:00
Águias dizem que expulsão nos primeiros minutos de jogo retirou "argumentos e capacidade no duelo com o SC Braga"

O Benfica não poupa nas críticas ao árbitro Nuno Almeida, que apitou a final da Taça de Portugal, e ao videoárbitro João Pinheiro. "Final abalada por decisão de arbitragem na primeira parte", titulam as águias no seu sítio oficial ao abordarem o encontro frente aos bracarenses, perdido para a equipa de Jorge Jesus por 2-0. O emblema lisboeta entende que a "expulsão incorreta de Helton prejudicou o Benfica na decisão da Prova Rainha".

Com o foco das críticas virado para o trabalho de Nuno Almeida e João Pinheiro, o Benfica fala de "uma decisão de arbitragem errada (expulsão de Helton), ao minuto 16/17 da final da Taça de Portugal", que deixou o Benfica com menos um jogador "e retirou-lhe argumentos e capacidade no duelo com o SC Braga".

No Estádio Cidade de Coimbra, o Benfica jogou grande parte do encontro reduzido a dez unidades por expulsão de Helton Leite, tendo entrado Vlachodimos para o lugar de Pizzi. Na leitura que faz do lance, o clube da Luz diz não compreender a decisão tomada pela equipa de arbitragem.

"Abel Ruiz fugiu à linha defensiva das águias, encarou Helton Leite fora da área e caiu no relvado quando se movimentava na direção da linha lateral (16')... O árbitro Nuno Almeida ajuizou que o guarda-redes cometeu uma infração e entendeu mostrar-lhe cartão vermelho direto (17')."

Na leitura que faz do encontro da final da Taça de Portugal, o Benfica faz também referência à confusão gerada perto do final da partida por elementos das duas equipas.

Numa disputa de bola junto à linha lateral próxima dos bancos de suplentes, os ânimos estiveram exaltados, com o árbitro Nuno Almeida e expulsar vários intervenientes.

"Os ânimos aqueceram quando já se entrava no tempo de compensação. Taarabt desentendeu-se com Piazon e depois foi abalroado por Eduardo, elemento da equipa técnica bracarense", conta o Benfica.

As águias falam de uma "confusão" com "nervos à flor da pele" mas que acabou "serenada" pouco depois e com o árbitro a atuar. "Nuno Almeida exibiu três cartões vermelhos (a Taarabt, Piazon e Eduardo)."

O SC Braga venceu o Benfica por duas bolas a zero, arrecadando a terceira Taça de Portugal da sua história, que seguiu em direção ao Norte, para ficar no museu do clube bracarense.

Os minhotos foram recebidos em clima de euforia na cidade dos Arcebispos onde milhares de adeptos saíram às ruas para festejarem a conquista do troféu nesta temporada.