Portugal
Benfica acusa FC Porto de “coação” e elogia Vasco Santos por assumir erro
2019-09-19 14:10:00
Encarnados lamentam reação de Francisco J. Marques após VAR assumir que errou em Portimão

Vasco Santos assumiu que errou, ao validar a grande penalidade assinalada a favor do FC Porto, no último jogo do campeonato, diante do Portimonense, que os dragões venceram por 3-2.

Em declarações citadas pela Federação, o VAR daquele encontro explicou que reviu o lance com outras imagens e, "sem a pressão do tempo", concluiu que Jadson não cortou a bola com o braço.

Francisco J. Marques encontrou uma incongruência, defendendo que outros alegados erros em jogos que envolveram o Benfica não tiveram o mesmo tipo de ação.

"O Conselho de Arbitragem pôs hoje Vasco Santos a reconhecer que errou ao validar como VAR o penálti do Portimonense-FC Porto, mas ainda não teve tempo de pedir o mesmo aos árbitros das três últimas saídas do Benfica no passado campeonato (Feira, Braga e Vila do Conde)", escreveu o diretor de comunicação portista.

A resposta do clube da Luz surge nesta quinta-feira, na News Benfica.

“O pior que pode existir para quem tudo aposta nas ameaças e coação é verificar que alguém possa assumir publicamente os seus erros, em que eventualmente os tenha beneficiado. Será sempre visto como um falhanço e um forte revés na sua estratégia de permanente intimidação”, escreve.

O Benfica elogia a “atitude digna” de Vasco Santos, por assumir o erro, e considera essa atitude um “contributo para a transparência das competições”.

“E falamos à vontade porque quando, na sequência do último Belenenses SAD-Benfica, o vice-presidente do Conselho da Arbitragem foi ao novo canal televisivo 11 tentar justificar dois erros de arbitragem que nos penalizaram, não concordando com as explicações, encarámos de forma positiva tal iniciativa e nada comentámos publicamente”, apontam ainda os encarnados.