Portugal
Belenenses SAD vence Gil Vicente e fica perto da manutenção na I Liga
2020-07-19 21:20:00
Um grande golo de Marco Matias, aos 88 minutos, ditou triunfo dos azuis

O Belenenses SAD ficou hoje muito perto da manutenção na I Liga de futebol, numa vitória por 1-0 diante do Gil Vicente, na 33.ª e penúltima jornada, conseguida nos instantes finais, por Marco Matias.

Aos 88 minutos, o avançado português, que tinha entrado em campo aos 70, provocou enormes festejos na Cidade do Futebol, em Oeiras, ao aparecer isolado junto da baliza dos ‘gilistas’ e a desfazer o ‘nulo’, conquistando três pontos fulcrais para o Belenenses SAD.

O Belenenses SAD mantém a 14.ª posição, mas agora em igualdade provisória com o Paços de Ferreira, com 35 pontos, a cinco do trio composto por Tondela, Portimonense e Vitória de Setúbal, bastando que um destes não vença ainda nesta jornada para os ‘azuis’ assegurarem a permanência.

Já o Gil Vicente, com a vida resolvida e tranquilo na tabela classificativa, continua em nono lugar, com 42 pontos, os mesmos do Santa Clara.

Já a prever um jogo muito disputado a meio-campo, Petit alterou o habitual 3x4x3 e apostou numa zona intermédia mais ‘musculada’, em 3x5x2, com Cafú Phete, Nuno Pina e Show a procurarem ‘fechar’ espaços às individualidades de Kraev e Rúben Ribeiro.

A equipa de Barcelos, que alterou três unidades em relação à vitória 3-2 com o Tondela, teve mais bola na primeira parte, mas poucas oportunidades, com os lisboetas a aproveitarem, num remate em jeito de Show à entrada da área a sair ao lado, aos 18 minutos, e num mau domínio de Licá, em excelente posição, após cruzamento de Tiago Esgaio, aos 20.

Perto do intervalo, Rúben Ribeiro apareceu mais na partida e procurou abrir a contagem em duas ocasiões, mas Koffi segurou facilmente o remate rasteiro aos 41 minutos, enquanto a tentativa aos 44 saiu muito por cima.

Os ‘galos’ reentraram com vontade de abrir a contagem e, aos 48, uma incursão do búlgaro Kraev pela direita culminou num cruzamento perigoso, que Koffi afastou com a ponta dos dedos, com o guarda-redes burquinense a defender um remate do mesmo jogador, três minutos mais tarde.

A tentar ripostar de imediato à boa entrada da turma de Vítor Oliveira, os ‘azuis’ beneficiaram de um livre aos 53, apontado por Rúben Lima, que Ricardo Ferreira não conseguiu desviar para a baliza, mas foram novamente os forasteiros a criar perigo, aos 68, pelo recém-entrado Lourency, que passou por dois jogadores adversários e rematou, para defesa atenta de Koffi.

Na reta final do encontro, Petit colocou mais homens no ataque e viu o risco compensado. Depois de Baraye atirar para defesa de Koffi, os ‘azuis’ efetuaram um contra-ataque muito rápido, que encontrou Marco Matias isolado. Embora Denis ainda tenha defendido o primeiro remate, o avançado, já com pouco ângulo, conseguiu desfazer o ‘nulo’ na recarga, aos 88, causando enorme explosão de alegria junto do banco de suplentes do Belenenses SAD.