Portugal
Belenenses SAD 'arranca' empate frente ao Farense no último lance do jogo
2020-10-31 17:40:00
Algarvios continuam sem vencer no campeonato

Um golo ‘fora de horas’ de Bruno Ramires impediu hoje o primeiro triunfo do Farense na I Liga portuguesa de futebol, que marcou de penálti por Ryan Gauld e viu Lucca desperdiçar outro ‘castigo máximo’.

O Farense chegou à vantagem por intermédio do escocês Ryan Gauld, aos 69 minutos, na conversão de uma grande penalidade. Já depois de Lucca falhar um segundo penálti (79) e de Pedro Henrique ser expulso (89), Bruno Ramires ofereceu o empate ao Belenenses SAD, ao oitavo minuto de descontos, quando o árbitro Manuel Mota tinha dado seis minutos.

O Belenenses SAD subiu provisoriamente à 12.ª posição da tabela, com seis pontos, enquanto o Farense permanece como lanterna-vermelha da competição, com apenas dois pontos.

Com mais dois casos de infeção à covid-19 divulgados hoje, Petit foi novamente obrigado a fazer mudanças no onze, a começar na baliza, com Kritciuk a render André Moreira, enquanto no ataque Richard Rodrigues substituiu Miguel Cardoso e, por opção técnica, Edi Semedo relegou Cassierra para o banco.

Já no Farense, Bilel estreou-se entre as opções iniciais de Sérgio Vieira, que também fez retornar Mansilla ao onze titular.

A primeira oportunidade pertenceu ao Farense, que apareceu sempre com mais perigo e clarividência junto da área contrária, mas Stojiljkovic, aos quatro minutos, falhou o desvio ao cruzamento da esquerda de Fábio Nunes. Na sequência, Eduardo Mancha cabeceou por cima.

O jogo pautou-se pelo equilíbrio, muito jogado no centro do terreno, com duas formações agressivas à procura da posse. Kritciuk, aos 31, afastou para a trave, com a ponta dos dedos, uma tentativa de Mansilla, que surgiu sozinho, em mais uma prova da ligeira superioridade algarvia.

Contudo, já em cima do descanso, o Belenenses SAD reagiu e incomodou pela primeira vez Rafael Defendi, com um remate de Edi Semedo que o brasileiro defendeu para canto. Na bola parada, Tiago Esgaio resgatou uma bola perdida e atirou à figura do guarda-redes.

Na segunda parte, voltou a ser o Farense a equipa mais perigosa do encontro e, depois de uma primeira ameaça, de cabeça, por cima (54), Ryan Gauld abriu mesmo a contagem, aos 69, na conversão de uma grande penalidade, a castigar falta de Rúben Lima sobre Hugo Seco.

O mesmo Hugo Seco, que entrou na partida apenas aos 67, voltou a sofrer falta dentro da grande área dos ‘azuis’, mas, desta vez, Lucca desperdiçou o ‘castigo máximo’, numa tentativa à ‘Panenka’ que acertou na trave, aos 79.

O jogo encaminhava-se para o fim quando Pedro Henrique foi expulso com vermelho direto, decorridos 89 minutos, por ‘pisão’ a Tomás Ribeiro. O árbitro Manuel Mota deu seis minutos de compensação, mas o Belenenses SAD alcançou a igualdade aos 90+8, num remate de Bruno Ramires, que ‘saltou’ do banco para marcar o único golo dos ‘azuis’ em quatro jogos.