O Barcelona derrotou o Benfica, que disse adeus à Liga dos Campeões desta época. O ex-jogador do FC Porto Jorge Amaral entende que “Béla Guttmann ainda está ali agarrado” e disse-o após o Barcelona x Benfica.
As águias sonhavam com novo voo de sucesso nas provas europeias, mas a caminhada encarnada terminou nos oitavos de final da mais importante prova de clubes da UEFA.
O Benfica não conseguiu ultrapassar o Barcelona e ficou pelo caminho. A águia volta a casa e Jorge Amaral recordou que “Béla Guttmann ainda está ali agarrado”.
“Eles ainda têm que ler a história do Béla Guttmann. O Béla Guttmann ainda está ali agarrado”, defendeu o ex-futebolista dos azuis e brancos, que falava na CMTV.
Enquanto que o antigo jogador do FC Porto falava, em estúdio, outros comentadores recordavam que o FC Porto nem a esta edição da Liga dos Campeões foi, e caiu cedo na Liga Europa.
Barcelona x Benfica: Béla Gutmann agarrado?
Todavia, Amaral defendeu a ideia de que o FC Porto voltará num futuro a este patamar de provas europeias.
“Eles ainda têm que ler a história do Béla Guttmann. O Béla Guttmann ainda está ali agarrado”
“Nós podemos dizer que queremos ganhar, porque já estivemos lá e não fomos só lá. Fomos lá e ganhamos, enquanto que os outros vão lá e depois trazem só as medalhas de presença”, apontou o antigo jogador dos azuis e brancos, insistindo na chamada ‘maldição’ de Béla Gutmann.
Maldição de Béla Guttmann
Recorde-se que ao longo dos anos perdura na memória e na narrativa uma frase atribuída a um antigo treinador encarnado que, não raras vezes, merece homenagens na Luz.
Há mesmo quem considere que caiu na Luz a chamada ‘maldição de Béla Guttmann’. O antigo treinador do Benfica disse um dia uma frase que petrifica no coração dos benfiquistas sempre que a sua equipa joga nas provas europeias.

“Nem daqui a cem anos uma equipa portuguesa será bicampeã europeia e o Benfica jamais ganhará uma Taça dos Campeões sem mim”, referiu Béla Guttmann.
O ex-técnico do Benfica ajudou a águia a ter um registo demolidor no futebol europeu nos anos 60.
Contudo, de cada vez que o clube encarnado falha nas provas europeias é lembrada a dita ‘maldição’. Após o Barcelona x Benfica, voltou-se a recordar que Béla Guttmann está “agarrado” ao Benfica europeu.