Há uma teoria mais ou menos comum entre adeptos rivais do Sporting de que o clube 'não chega ao Natal' em lugares de decisão do título. Os próprios adeptos do leão, com maior ou menor, humor acabam por levar em conta essa teoria e Augusto Inácio, ex-dirigente, antigo treinador e jogador dos leões, que é também adepto assumido do clube verde e branco, fala dessa situação e diz que, esta época, na ceia de Natal o tradicional bacalhau, o 'fiel amigo' dos portugueses, até cai melhor" no estômago dos leões.
"Este ano as coisas estão bem melhores, estamos à frente, e isso dá ânimo, motivação, alegria, os sportinguistas sorriem melhor no jantar de Natal até o bacalhau cai melhor pelas gargantas", disse Augusto Inácio, entre sorrisos, realçando que o Sporting passa o Natal na cadeira da liderança porque tem sido a equipa "mais consistente".
"Chegar ao Natal na frente do campeonato é uma motivação não só para a equipa, mas também para os adeptos do Sporting, que são uns sofredores, no ano passado, por exemplo, nem foi preciso chegar ao Natal para estarmos afastados em todas as competições"
"O Sporting, desde o início da época, até agora, tem sido, dos grandes, a equipa mais consistente. Tem jogado bem, marcado muitos golos", realçou o antigo treinador Augusto Inácio.
Em declarações ao jornal A Bola, Inácio deu conta também de que a equipa de Rúben Amorim tem tido alguns desaires mas "todos sabemos" o porquê, dando o exemplo do desaire em Guimarães há poucas jornadas atrás.
"O Sporting perdeu em Guimarães e todos sabemos como perdeu, mas desde o início da época tem sido a equipa que tem mantido ima bitola sempre nivelada por cima", comentou o antigo técnico dos leões.
Augusto Inácio salientou ainda que passar o Natal na liderança é uma "motivação" não apenas para o plantel mas também para os adeptos do clube de Alvalade.
"Chegar ao Natal na frente do campeonato é uma motivação não só para a equipa, mas também para os adeptos do Sporting, que são uns sofredores, no ano passado, por exemplo, nem foi preciso chegar ao Natal para estarmos afastados em todas as competições", declarou Augusto Inácio.
Ainda assim, o ex-técnico sportinguista avisa que a equipa terá de manter a toada que tem vindo a ter até aqui, se quiser chegar ao final da I Liga no comando da tabela.
"Mas há uma coisa que ninguém pode tirar da cabeça: em maio é que se fazem as contas", alertou o antigo treinador, ex-jogador e ex-dirigente do emblema lisboeta.