Portugal
Associação de jornalistas atira-se ao Benfica por causa da TVI/CNN
2023-04-19 17:10:00
Queixa na UEFA está a ser preparada pelo organismo liderado por Manuel Queiroz

No mundo do desporto e da imprensa os jornalistas sabem que nem todos conseguem ter acesso a colocar questões aos protagonistas, sendo que, não raras vezes, nas conferências de imprensa, são os órgãos de comunicação social que estão em direto que acabam por ter esse 'direito' que é uma espécie de prática recorrente em vários clubes.

Porém, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo do Benfica para a Liga dos Campeões, em Milão, o que chamou a atenção da Associação dos Jornalistas de Desporto foi a forma como um jornalista da TVI não teve direito a colocar questões ao treinador do Benfica.

"Ficou clara uma ilegalidade que o CNID- Associação dos Jornalistas de Desporto, não pode calar: o assessor de Imprensa do Benfica recusou sem razão a pergunta de um jornalista. No caso, da TVI", reage esta associação de classe, que diz que esta situação é "incorreta, ilegal e desrespeitosa".

"Inaceitável aquilo que o Benfica tem feito"

Perante isto, o organismo liderado por Manuel Queiroz diz que vai seguir "por isso participação à UEFA e à Entidade Reguladora da Comunicação, de forma a que seja reposta a legalidade".

"Não é a primeira vez que o CNID - Associação de Jornalistas de Desporto denuncia situações similares. Esta tem a gravidade suplementar de dar uma imagem menos bonita do futebol português e de um dos seus grandes clubes num palco internacional. É inaceitável aquilo que o Benfica tem feito, já que, pelas nossas averiguações, esta situação acontece há várias semanas. Neste caso foi público e notório", pode ler-se no comunicado enviado às redações.

A Associação dos Jornalistas de Desporto deixa ainda um apelo aos clubes para que tratem os jornalistas de idêntico modo. "Apela a que os clubes respeite a lei e os Órgãos de Comunicação Social, porque o dano maior é sempre par a imagem e a dignidade do clube."

"Não vale a pena"

Durante a conferência de imprensa, o jornalista identificou-se dizendo que estava a trabalhar para a TVI e a CNN Portugal, sendo que Ricardo Lemos, assessor de imprensa da equipa principal interveio.

"Roger Schmidt, aqui para a TVI/CNN", disse o jornalista, enquanto que Ricardo Lemos pediu licença. "Meu caro, posso? Desculpe. Não vale a pena".

E o jornalista confrontou Ricardo Lemos. "Por que é que não vale a pena se eu sou jornalista e tenho tanto direito como todos os outros?"

E Ricardo Lemos perguntou ao jornalista se poderiam falar depois. "Acho completamente desnecessário", afirmou o assessor de imprensa do Benfica.

E a conferência continuou com uma questão, em inglês, feita por outro elemento da comunicação social que estava presente na sala de imprensa do Estádio San Siro.

Veja o momento no vídeo