Portugal
"Assisti a um adiamento de tomada de posse enquanto a salamandra queimava papel"
2024-04-30 14:40:00
"Saber perder é uma característica que não está ao alcance de todos", diz ex-vice do FC Porto Paulo Teixeira

André Villas-Boas prepara-se para tomar posse como presidente do FC Porto, cumprindo assim a decisão tomada pelos sócios nas eleições. O novo presidente portista assumirá a presidência do clube nas próximas semanas, mas só irá passar a presidente da SAD do FC Porto semanas mais tarde. 

De acordo com os estatutos no emblema azul e branco, após ser declarado presidente do FC Porto, o presidente da Assembleia Geral da SAD tem um prazo para convocar a reunião dos administradores para que seja aprovada a nova composição da SAD.

"Adiamento da tomada de posse enquanto salamandra queimava papel"

Face aos prazos, o FC Porto poderá ter dois presidentes na final da Taça de Portugal: o do clube e o da SAD. A ser, Pinto da Costa irá liderar a equipa que pertence à SAD e à sua gestão, enquanto que André Villas-Boas já será presidente do clube.

Paulo Teixeira, antigo vice-presidente do FC Porto, lamenta que André Villas-Boas não possa assumir o quanto antes a presidência do clube e, desse modo, permitir que os prazos para assumir a SAD sejam mais rápidos.

Para o antigo dirigente do FC Porto é importante que a nova administração do FC Porto possa estar por dentro de vários temas financeiros e da composição do plantel para a nova época, que está sob controlo da SAD.

"Saber perder é uma característica que não está ao alcance de todos. Esta atitude representa uma característica do Estado Novo. Cinquenta anos depois da revolução de Abril, sempre pensei que já não existiam destes tiques no futebol português", assinalou Paulo Teixeira, em mensagem deixada nas suas redes sociais.

Foi aí que deu conta, sem indicar onde e quando, de que já viu, certo dia, uma tomada de posse ser "adiada" enquanto eram queimados papéis. "A tomada de posse podia ser esta semana. Um dia assisti a um adiamento de uma tomada de posse, enquanto uma salamandra queimava papel", recordou o antigo vice-presidente do FC Porto e ex-presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

Paulo Teixeira quer Villas-Boas ao comando o quanto antes

Além disso, Paulo Teixeira insistiu que gostaria que André Villas-Boas pudesse assumir a liderança do FC Porto em breve, o quanto antes. "O problema, efetivamente, não se põe com a chegada ao poder,  tem que ver com a tomada de decisões que é preciso tomar (principalmente judiciais e desportivas) e com as quais a atual Direção não poderá legalmente tratar", disse Paulo Teixeira.

Assim, "atrasar um mês algumas delas agrava e muito os problemas financeiros e outros já existentes". "Há prazos legais que assim obrigam", salientou ainda Paulo Teixeira.

Pinto da Costa sai do cargo de presidente após 42 anos à frente dos destinos do FC Porto. A vitória de André Villas-Boas foi obtida por uma ampla maioria nas urnas. Há entre rivais quem note que "a vitória de André Villas-Boas muito se deve ao Ministério Público".