Portugal
As opções de Jorge Jesus para a deslocação a Oleiros
2017-10-11 15:30:00
O técnico do Sporting está limitado nas escolhas devido a lesões e compromissos com as seleções nacionais

O Sporting desloca-se a Oleiros esta quinta-feira para defrontar a Associação Recreativa e Cultural local para a terceira eliminatória da Taça de Portugal e a tarefa de escolher o onze inicial não se afigura fácil para Jorge Jesus, que tem vários jogadores indisponíveis por lesão e outros regressados dos jogos das seleções nacionais. Seguindo-se o jogo com a Juventus, na próxima quarta-feira, para a Liga dos Campeões, são de esperar várias poupanças na equipa dos leões. Conheça, por isso, as opções que o Sporting tem à disposição para defrontar a ARC Oleiros esta quinta-feira, numa partida que terá início pelas 20h15 e transmissão na Sport TV1.

Baliza

A escolha deverá passar por Romain Salin, guardião francês que assinou pelo Sporting no último verão e ainda não teve oportunidades de mostrar o seu valor aos adeptos leoninos a não ser para a Taça da Liga. Rui Patrício jogou os 90 minutos nos dois encontros da Seleção Nacional e Pedro Silva esteve com os sub-21, ainda que não tenha jogado. Salin, antigo guarda-redes de Naval, Marítimo e Rio Ave, tem todas as condições para ter a primeira oportunidade de leão ao peito.

Defesa

Ristovski foi totalista nos jogos de apuramento para o Mundial que a Macedónia realizou com Itália (1-1) e Liechtenstein (4-0), pelo que a sua utilização já esta quinta-feira é pouco provável. Cristiano Piccini, habitual titular no conjunto verde e branco, deve manter esse estatuto e defrontar a ARC Oleiros.

Do lado esquerdo, por outro lado, Jorge Jesus tem duas opções que não foram às respetivas seleções nacionais. Fábio Coentrão e Jonathan Silva ficaram em Lisboa mas estão em fases diferentes no que à condição física diz respeito. O português é o dono do lugar mas ainda não está a 100 por cento, tendo falhado o 'clássico' com o FC Porto (jogou Jonathan). A partida de Oleiros não deve ser a mais indicada para o regresso de Coentrão aos relvados, ainda para mais tendo em conta que se trata de um tapete sintético, o que aumenta a hipótese de lesão. O treinador dos leões quererá, certamente, ter Coentrão apto para o jogo com a Juventus, o que faz com que Jonathan Silva seja o mais indicado para o encontro da Taça de Portugal.

No centro da defesa existem três opções da equipa principal para dois lugares. Com Coates de fora depois de ter garantido o apuramento direto do Uruguai para o Mundial na última madrugada, sobram Mathieu, André Pinto e Tobias Figueiredo. Os dois portugueses devem formar a dupla e o francês, habitual companheiro do sul-americano no onze titular, aproveitará para se poupar para a deslocação a Turim. Da equipa B, Jorge Jesus pode fazer 'subir' o maliano Kiki Kouyaté, central com 450 minutos na Segunda Liga em 2017/18. Ivanildo Fernandes e Merih Demiral são outras opções, ainda que tenham estado presentes nas seleções sub-21 de Portugal e Turquia, respetivamente.

Meio-campo

Para o lugar de William Carvalho, Jorge Jesus tem várias opções. João Palhinha, Radosav Petrovic e até Battaglia conhecem a posição e não serão novatos a fazer a ponte entre a defesa e o ataque. Mattheus Oliveira pode jogar numa posição mais adiantada no terreno, assim como Bruno César.

Para além de William Carvalho, Bruno Fernandes também esteve na Seleção Nacional mas acabou por não jogar. Contudo, o médio não deve ser opção no jogo da Taça, sendo guardado para a Liga dos Campeões onde a exigência será superior a todos os níveis.

Ataque

A zona do terreno onde o treinador do Sporting terá mais dores de cabeça. As escolhas para as alas devem recair sobre Iuri Medeiros e Bruno César, dado que Marcos Acuña e Gelson Martins, titulares com regularidade, estiveram, até ontem, com as seleções nacionais de Argentina e Portugal. O maior problema, porém, está no meio.

Seydou Doumbia e Alan Ruiz estão lesionados, pelo que estão fora de órbita, e Bas Dost - que esteve com a seleção holandesa - deve ser poupado para o jogo com a Juventus, onde dificilmente não será o único ponta-de-lança disponível. Assim sendo, Gelson Dala pode ter uma oportunidade de ouro como ainda não aconteceu na equipa principal do clube de Alvalade. No apoio a Dala, Podence parece ser a opção mais provável, ainda que também possa dar uma 'ajuda' nas alas.

Em caso de necessidade, Jesus pode chamar à equipa B jogadores como Ary Papel, Rafael Leão ou Pedro Marques, tendo estes dois jogado na vitória de Portugal sobre a Itália (4-2) no escalão de sub-20 no jogo desta terça-feira.