Portugal
“As competições vão retomar, até mesmo as análises de embusteiros”, diz Coroado
2020-03-22 16:45:00
O ex-árbitro deixa uma mensagem a todos aqueles que tem "azia" da arbitragem

O antigo árbitro Jorge Coroado deixou uma mensagem para todos aqueles que criticam o setor da arbitragem, numa altura em que Portugal está a sofrer com os efeitos da Covid-19.

Em artigo de opinião no jornal ‘O Jogo’, o homem de 63 anos pede a quem tem “azia” dos árbitros que mostre “cartão vermelho” ao coronavírus.

“Nesta fase difícil que a todos nos põe em risco, apesar da ‘azia’ que tenha para com os árbitros, seja capaz de mostrar a si próprio a exigência que reclama dos outros, não permita que o sabujo do vírus o venha buscar ou aos seus. Mostre-lhe cartão vermelho”, afirmou Jorge Coroado.

Ao mesmo tempo, o ex-árbitro falou da interrupção das competições, voltando a apelar à união, destacando que todos têm de ser “amigos” neste combate.

“As competições hão de retomar. Até mesmo as análises e diatribes dialéticas de gentalha e embusteiros são preferíveis às vis notícias que divulgam decessos sem fim. Somos todos integrantes do problema. Seja o seu melhor amigo, admita ser meu amigo, sejamos amigos neste combate”

Começando a sua carreira em meados dos anos 70, Coroado destaca que, apesar de ter sido sujeito “aos mais dispares e vitupérios proferidos por toda a sociedade, aprendeu uma lição fulcral.

“Tinha a ver com o poder, estribada no rigor, disciplina, força de vontade, respeito e exigência indissociáveis a qualquer árbitro, de não aquiescência de ‘venham cá buscar-me, sabugos’”, comentou.