Portugal
Arouca vence Famalicão e conquista primeiros pontos na Liga
2021-08-20 21:05:00
Ivo Vieira expulso nos instantes finais

O Arouca venceu hoje o Famalicão 2-1 e conquistou os primeiros pontos na I Liga de futebol à terceira jornada, prolongando a série negativa do Famalicão, que viu um golo a ser anulado já em tempo de descontos.

Os famalicenses entraram melhor no duelo entre duas equipas que ainda não tinham pontuado, com o golo de Bruno Rodrigues, aos 23 minutos, mas, na segunda parte, João Basso, de grande penalidade (66), e Leandro Silva (89) consolidaram a reviravolta, apesar Batubinsika ainda ter marcado, aos 90+7 minutos, mas o tento foi anulado com recurso ao videoárbitro.

Após 20 minutos de domínio repartido e oportunidades para os dois lados, o Famalicão chegou à vantagem contra a corrente do jogo, ao aproveitar uma atrapalhação entre Velázquez e Eugeni em zona proibida e Iván Jaime, à entrada da área, serviu Bruno Rodrigues, que rematou por entre as pernas de Fernando Castro.

O reforço espanhol do Arouca ficou perto de se remediar na marcação de um livre direto de longa distância, que levou a bola a rasar a trave.

Até ao descanso, a formação de Armando Evangelista procurou chegar ao empate, mas não conseguia ‘furar’ a defesa compacta dos famalicenses, com destaque para um remate de longe de Mateus Quaresma, que desviou num defesa e ganhou arco, mas Luiz Júnior, atento, não se deixou ser traído e afastou o perigo com uma palmada.

No regresso dos balneários, Ivo Vieira retirou o ‘amarelado’ David Tavares e lançou o c'apitão’ Gustavo Assunção, e levou as mãos à cabeça quando Bruno Rodrigues, isolado desde o meio-campo, desperdiçou de forma incrível o 2-0, ao tentar servir um companheiro em vez de finalizar, com Fernando Castro, já no limite da grande área, valendo a recuperação e corte de Mateus Quaresma.

O Famalicão voltou a assustar, com um remate de trivela de Diogo Figueiras a bater na barra, e, na resposta, uma queda de Arsénio e André Silva na área famalicense levou David Silva ao vídeoárbitro e a assinalar grande penalidade, convertida com classe por João Basso, que deixou Luiz Júnior tombar e rematou para o centro da baliza.

No reatamento, Fernando Castro negou o golo de Iván Jaime com uma grande estirada e, na outra área, Riccieli evitou o ‘chapéu’ de Pedro Moreira na linha de golo, mas, na cobrança do canto, Leandro Silva, ao segundo poste, ‘fuzilou’ para o fundo das redes.

Porém, houve ainda oportunidades e drama nos descontos, com o Famalicão a ver um golo anulado a Batubinsika no último minuto, já depois de David Silva voltar ao ecrã do videoárbitro e descortinar um toque com a mão do defesa famalicense.

Ficha de jogo

Jogo realizado no Estádio Municipal de Arouca.

Arouca – Famalicão:

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Bruno Rodrigues, 23 minutos.

1-1, João Basso, 66 (grande penalidade).

2-1, Leandro Silva, 89.

Equipas:

- Arouca: Fernando Castro, Thales, Basso, Sema Velázquez, Mateus Quaresma, Pedro Moreira, Leandro Silva, Eugeni (Pité, 80), Bukia (Adílio, 86), André Silva e Arsénio (Tiago Araújo, 80).

(Suplentes: Norbert, Batiste Aloé, Joel Ferreira, Marco Soares, Pité, Or Dasa, Adílio, Tiago Araújo e Caballero).

Treinador: Armando Evangelista.

- Famalicão: Luiz Júnior, Diogo Figueiras, Batubinsika, Riccieli, Rúben Lima, Pepê, David Tavares (Gustavo Assunção, 46), Ivo Rodrigues, Iván Jaime, Bruno Rodrigues e Pablo (André Ricardo, 76).

(Suplentes: Dalberson, Verdonk, Gustavo Assunção, João Neto, De La Fuente, André Ricardo, Alexandre Penetra, Geovani e Lawrence Ofori).

Treinador: Ivo Vieira.

Árbitro: David Silva (AF Porto).

Ação disciplinar: cartão amarelo para David Tavares (31), Batubinsika (47), Pedro Moreira (58), Ivo Vieira (63), Leandro Silva (78), André Ricardo (79), Adílio (90+2), Gustavo Assunção (90+3) e Tiago Araújo (90+5).

Assistência: cerca de 500 espetadores.