Portugal
"Aquilo que o Sérgio está a fazer é o que normalmente um treinador faz"
2020-10-27 10:20:00
Domingos sai em defesa do treinador do FC Porto

Domingos Paciência não percebe a pressão que vem sendo exercida sobre Sérgio Conceição para que aposte nos reforços que chegaram nesta temporada ao FC Porto.

O antigo avançado dos azuis e brancos percebe a lógica de trabalho de Sérgio Conceição e defende o seu antigo colega de equipa no FC Porto pela forma como vai apostando de forma paulatina nos novos jogadores.

"Aquilo que o Sérgio está a fazer é o que normalmente um treinador faz neste momento e nesta fase da época", afirmou Domingos Paciência, em declarações na Tertúlia Bola Branca, da Renascença.

Domingos Paciência diz que os adeptos do FC Porto têm de perceber que os dragões perderam um jogador como Alex Telles que oferecia uma dimensão particular ao jogo dos azuis e brancos e, nesse sentido, acredita que o treinador portista está a procurar o sistema que agora lhe ofereça mais garantias de sucesso.

"O Sérgio tem de procurar soluções, integrar os novos, dar mais confiança a mais jogadores que tem no plantel porque o calendário vai apertar. Ele está a integrar de forma gradual", referiu Domingos Paciência, notando que, de resto, o trabalho que Sérgio Conceição está a fazer não é algo novo.

"O Sérgio já nos habituou em outras épocas, não diria a improvisar, mas a mostrar um FC Porto imprevisível na forma de abordar os jogos e na estratégia para o jogo. Já o fez no ano passado."

O antigo avançado portista diz que aquilo que Sérgio Conceição está a fazer é um claro "sinal de que o Sérgio quer soluções e não quer um FC Porto previsível".

Por isso, Domingos Paciência pede aos adeptos para terem alguma calma com a pressão que fazem para que o técnico lance os reforços da nova temporada.

"Não pode colocar tudo de uma vez só. Assim, descaracteriza a equipa. Vai integrando pouco a pouco", disse, salientando que Evanilson, reforço que se destacou na última partida dos portistas, lhe parece um "jogador com potência".

"O FC Porto tem bons jogadores, que conhecem a nossa Liga e têm valor também", salientou ainda Domingos Paciência sobre um tema que recentemente foi abordado precisamente por Sérgio Conceição.

Antes do jogo frente ao Gil Vicente, o técnico foi questionado pelos jornalistas sobre o facto de estar a utilizar Moussa Marega na frente de ataque dos azuis e brancos, num sistema em que o maliano aparece muitas vezes sozinho no setor mais adiantado, sendo que foi perguntado ao treinador do FC Porto se não considera lançar Toni Martínez ou Taremi, já que são dois jogadores já identificados com o campeonato português.

"Há uns determinados papagaios que não sabem o que se passa, nem se informam, têm aquilo na cabeça porque ouviram ou leram em qualquer lado. E pronto, falam", lamentou Conceição, lembrando que está todos os dias no Olival e ele é que trabalha com os atletas e percebe o estado dos jogadores.

"Sou verdadeiramente intratável quando perco. Não gosto de perder. Acha que eu quero perder? Não meto o Taremi porque gosto de perder? Não faz sentido", disse, esclarecendo que era um "desabafo" que tinha acabado de fazer.