Portugal
“Aquele de barbinha é um génio. Amorim é um fenómeno”, elogia Futre
2021-03-06 17:35:00
Campanha do Sporting surpreende Futre, que elogia Rúben Amorim, no banco, no balneário e em frente às câmaras

O Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, com o golo do triunfo a chegar, novamente, nos últimos minutos. Há quem fale em ‘estrelinha’, mas o próprio plantel rebate esse argumento. “A estrelinha dá muito trabalho”, escreveu hoje João Mário, nas redes sociais. 

Paulo Futre concorda: há mais do que ‘estrelinha’ num campeão que se anuncia. E aponta o dedo, de forma curiosa, ao treinador leonino, como ‘culpado’ de um enorme sucesso, nas 22 jornadas disputadas na I Liga. 

Aquele de barbinha é um génio. Ele surpreende, de cada vez que fala. Em Barcelos, na flash-interview, perguntam-lhe se ele vai ser candidato. Candidato? Não viram a primeira parte horrível que fizemos?’”, recorda Futre. 

O treinador do Sporting tem atributos que são conhecidos e reconhecidos, mas há outros, segundo Futre: “Já que disseram que, dentro do balneário, Rúben Amorim é um fenómeno. Isto não é normalmudar de um ano para o outro –  um ano o Sporting batia recordes negativos. Nesta época, faz história. 

Sporting tem muita confiança em termos defensivos”, mas “já percebeu que tem de ir à procura do segundo golo”, para evitar correr os riscos que correu ontem, com os açorianos. 

Paulo Futre encontra ainda um mérito a Rúben Amorim: a forma como comunica, nas conferências de imprensa e nas flash-interview, e como responde de forma assertiva a perguntas que poderiam colocá-lo perante um cenário de incongruência. 

É notável a classe dele, em frente às câmaras. A mensagem que passa, a forma como se expressa. Ele sempre foi assim como jogador: pensava rápido.  E quando fala é o mesmo. O discurso que ele adotou está a resultar e não há motivo para que ele mude”, assinala ainda o antigo futebolista, que recorda o Sporting da época passada. 

“O Sporting, antes de chegar o Rúben, não conseguia. Quando começava a perder, baixava os braços, algo que mudou na presente temporada”, acrescenta o ex-internacional português, na CMTV, num comentário ao triunfo dos leões. 

E poucos minutos depois destas palavras, Amorim fazia a conferência de imprensa de análise ao jogo com o Santa Clara, tendo sido confrontado com os elogios de Paulo Futre e com o facto de continuar a não assumir a candidatura ao título. "Se eu tivesse o Futre na equipa, seríamos candidatos ao título", afirmou o técnico do Sporting.

Futre ficou "sem palavras", deleitado pelo elogio. "Obrigado, Rúben. Obrigado, grande campeão", disse.

O Sporting derrotou ontem o Santa Clara, por 2-1, com o golo da vitória a chegar em tempo de compensação, por intermédio de Coates, poucos tempdepois do empate dos açorianos, que chegara aos 83 minutos.  

Futre elogia esta alma do líder e considera que Rúben Amorim é o responsável pela transfiguração da equipa, em tão pouco tempo. E destaca sobretudo o facto de o Sporting seguir há 22 jogos no campeonato sem qualquer derrota, algo raro na história do clube de Alvalade.