Portugal
"Após o processo ser transferido para o Porto, o Benfica é constituído arguido"
2023-01-09 10:30:00
"Acho aqui uma série de coincidências e coisas estranhas", admite antigo vice-presidente do Benfica

A Benfica SAD foi constituída arguida, nos últimos dias, tal como alguns dos seus atuais e anteriores responsáveis, relativamente a indícios surgidos do caso dos emails. Apesar desta diligência processual, nenhum dos anteriores ou atuais administradores da SAD do Benfica foi interrogado pelas autoridades.

De acordo com o Diário de Notícias, o processo "estava a ser investigado em Lisboa e que, por ordem superior, passou para o Porto", algo que António Figueiredo, antigo vice-presidente do Benfica, estranha, dizendo que carece de uma explicação esta mudança de local onde a investigação é feita.

"Há aqui uma coisa que eu queria realçar. É muito estranho e gostava de perceber estas mudanças. Porque é que um processo que corria em Lisboa é transferido para o Porto e depois de ser transferido para o Porto o Benfica é constituído arguido? A SAD e todos os elementos a mesma coisa?", questionou António Figueiredo.

O antigo dirigente encarnado diz que procurou estar informado sobre este caso. "Eu procurei saber o que se tinha passado. O Benfica não foi acusado de nada nem sequer lhe foi explicado o que é que estava em causa, que era um processo antigo, um processo antigo", contou António Figueiredo.

Para o antigo vice-presidente do clube da Luz, "presume-se que, eventualmente, esta constituição de arguido tenha acontecido para que o processo não prescrevesse, portanto, não tivesse o seu fim". Mas isto são apenas suposições que o ex-dirigente encarnado traça, uma vez que ninguém justificou ao Benfica esta novidade processual.

Em todo o caso, António Figueiredo não deixa de realçar que gostaria que alguém da área da Justiça pudesse dar uma explicação sobre esta alteração do local onde decorrem as investigação.

"Acho aqui uma série de coincidências e coisas estranhas. Não compreendo porque é que um processo que corre numa vara [judicial] em Lisboa depois é transferido para o Porto", insistiu António Figueiredo, em declarações num programa da CMTV onde o tema foi debatido.

"Não percebo. Talvez seja uma coisa perfeitamente compreensível mas eu não percebo como é que ela acontece. Não percebo. São coincidências a mais e é o que eu tenho a dizer", argumentou o antigo vice-presidente do clube lisboeta.

Em comunicado, o Benfica confirmou que alguns dos seus antigos administradores da SAD foram constituídos arguidos e mostrou disponibilidade para colaborar com a Justiça.

"A Benfica SAD manifesta a sua total disponibilidade e abertura para colaborar com as entidades competentes como sempre aconteceu até aqui", pode ler-se no comunicado das águias.