Está no Sporting há quatro anos e merece confiança total por parte do presidente dos leões, Bruno de Carvalho
Chegou ao Sporting em 2013 e, desde então, tem sido sempre a subir dentro da estrutura leonina. Antigo oficial de ligação aos adeptos e atual diretor do Gabinete de Apoio aos atletas do clube, André Geraldes é uma das pessoas mais próximas de Bruno de Carvalho dentro do Sporting e foi este domingo apontado pelo jornal ‘Record’ para substituir Octávio Machado, que deverá estar de saída (e até já reagiu), como diretor desportivo da equipa principal dos leões.
O Bancada dá-lhe agora a conhecer o braço direito de Bruno de Carvalho e como evoluiu dentro do clube, subindo muitos degraus num curto espaço de tempo.
Ascensão meteórica
André Geraldes tem um passado ligado às vendas. Trabalhou como diretor operacional e coordenador de equipas em empresas de telecomunicações e eletricidade, assim como gestor comercial num banco e diretor comercial numa agência imobiliária. Sem passado relevante no mundo do desporto – fez parte de equipas técnicas dos escalões de formação do CD Mafra, em 2010/11, e no Sintrense, no ano seguinte -, trabalha no Sporting desde 2013, sempre com Bruno de Carvalho na presidência do clube. As suas funções iniciais eram as de oficial de ligação aos adeptos, sendo a ponte de ligação entre os responsáveis do clube e as quatro claques leoninas. Esteve envolvido na mudança dos setores do Estádio José Alvalade destinados aos grupos organizados de adeptos, medida liderada por Bruno de Carvalho que colocou as claques todas juntas na curva sul do recinto.
Já enquanto funcionário do clube de Alvalade, André Geraldes estudou Administração e Gestão do Desporto, na Universidade Autónoma de Lisboa. Acumulou, depois, as funções de diretor do Gabinete de Apoio aos atletas do Sporting às suas famílias, aproximando-se ainda mais da equipa principal de futebol e dos seus jogadores, o que, consequentemente, também o fez aproximar de Bruno de Carvalho, Jorge Jesus e restante equipa técnica. Cedo começaram a chegar rumores do papel que André Geraldes poderia vir a ter no organograma leonino.
Na fase final da temporada 2015/16, quando já se falava na hipótese de avançar para o lugar de Octávio Machado, o Sporting emitiu um comunicado no seu site oficial a negar e que explicou o trabalho de Geraldes no seio do clube verde e branco.
“Octávio Machado não será substituído por ninguém. Octávio Machado continuará a ser o Director do Futebol Profissional. André Geraldes tem, para além das funções de OLA (Oficial de Ligação aos Adeptos), as funções de Responsável pelo Gabinete de Apoio ao Atleta e suas Famílias – transversal no Universo Leonino – futebol profissional e modalidades. A única alteração é que a intervenção deste gabinete será ampliada para o futebol de formação e o gabinete Sporting Olympics”, podia ler-se no comunicado, emitido a 14 de maio de 2016.
André Geraldes no FIFA World Football Museum, em Zurique, numa viagem em que fez parte da comitiva liderada por Bruno de Carvalho (Foto: Facebook André Geraldes)
Entretanto, André Geraldes deixou de ser o oficial de ligação aos adeptos, função que passou a ser desempenhada por Bruno Jacinto, para se dedicar exclusivamente ao cargo de diretor do Gabinete de Apoio aos atletas leoninos, onde grande parte do trabalho não é visível para quem está fora do Sporting. Os rumores de há mais de um ano parecem estar perto de se confirmarem, com Octávio Machado a dar mesmo lugar a André Geraldes, que é figura bem vista por Bruno de Carvalho há bastante tempo e que tem aquilo que a direção entende ser necessário para o posto.
Entre as novas funções, André Geraldes deverá começar a ser o representante verde e branco nas reuniões da Liga, nos sorteios das provas onde o Sporting está inserido e estar ainda mais próximo da equipa principal leonina, ou seja, tudo o que Octávio Machado tinha como responsabilidades. Também parte da mesma estrutura são Guilherme Pinheiro (gestor de ativos e administrador financeiro), e os vogais Rui Caeiro e Bruno Mascarenhas.
Ainda sem confirmação oficial, o novo cargo vai dar outro tipo de poder a André Geraldes dentro do Sporting, com a certeza que é depositada em si toda a confiança por parte do líder máximo do clube de Alvalade.