Portugal
"Amorim passa imagem de descontrolo. Quatro expulsões numa curta carreira"
2021-04-13 10:15:00
"O Sporting está dar vida ao campeonato. FC Porto e Benfica já podem fazer contas", diz Domingos Paciência

Rúben Amorim acabou expulso no final do último jogo do Sporting, em Alvalade, sendo já esta a quarta ordem de expulsão que recebe na sua ainda curta carreira como treinador de futebol. Trata-se de algo que, para Domingos Paciência, antigo treinador dos leões, deverá levar Rúben Amorim a pensar, a refletir e a tentar alterar esta forma de reagir aos desaires, até porque nota nele, por vezes, algumas atitudes e comportamentos ainda típicas de "jogador".

"Isto passa alguma ansiedade. Mesmo o próprio Rúben Amorim passa, às vezes, uma imagem de descontrolo e isso pode mexer com a equipa. A equipa precisa de confiança e serenidade. O Rúben Amorim ainda tem comportamentos de jogador. Quatro expulsões numa curta carreira é muito, na minha opinião", defendeu o antigo treinador do Sporting, certo de que o título está a fugir das garras do leão, mas acreditando que o conjunto de Alvalade continua a ser o mais sério favorito a ser campeão nacional nesta temporada, sustentado esse favoritismo pelos seis pontos de vantagem mas também pela série de jogos sem perder que vai colecionando nesta edição da Liga NOS.

"O Sporting está a passar uma imagem de quebra e alguma ansiedade em jogo. Terminou estes dois jogos com o Moreirense e com o Famalicão em desespero na procura da vitória. É verdade que muitos destes jogadores não sabem o que é a pressão de lutar pelo título de campeão mas já mostraram que fazem bons jogos, com resultados positivos e até esta série de jogos sem perder é prova disso", declarou Domingos Paciência.

Numa análise ao que tem corrido menos bem ao Sporting neste campeonato, Domingos Paciência entende que o conjunto orientado por Rúben Amorim terá de aproveitar melhor as ocasiões de golo que cria para não se ficar apenas pela margem mínima que, como se viu nos dois últimos jogos, acabou por não chegar e originou dois empates. "O Sporting cria por jogo duas, três situações de golo."

Em conversa na Renascença, Domingos Paciência considera que o campeonato está mais aberto e animado nesta fase, por obra e graa do Sporting. "A verdade é esta, o Sporting está dar vida ao campeonato. FC Porto e Benfica já podem fazer contas", considera o ex-treinador verde e branco, insistindo que olha para o conjunto orientado por Rúben Amorim como favorito para conquistar o campeonato. "Continuo a dizer que o Sporting só perde este campeonato se não for competente. Depende só de si mesmo", lembra Domingos Paciência.

No último domingo, a formação leonina empatou contra o Famalicão num jogo onde esteve a vencer mas permitiu o empate que se viria a registar no final. O leão marcou primeiro, por Pedro Gonçalves, aos 25 minutos, mas os visitantes empataram por Anderson, dois minutos depois. Apesar do empate, o Sporting prossegue com o seu registo de invencibilidade, tendo agora 20 vitórias e seis empates neste campeonato.