“Atuais 20 milhões de euros de cláusula podem não ser suficientemente dissuasores para quem tenha pouco a perder”
Rúben Amorim deverá renovar, em breve, o atual vínculo com o Sporting. A campanha verde e branca no campeonato tem sido de sucesso e, em Alvalade, o sonho do título é cada vez mais real, que, a acontecer, quebrará um jejum de quase 20 anos desde a última vez que o leão foi campeão.
Samuel Almeida, antigo membro do Conselho Fiscal e Disciplinar do Sporting, está rendido a Rúben Amorim e só espera que o técnico permaneça em Alvalade durante muitos anos, tratando de referir que espera que o Benfica não tente qualquer investida para contratar o técnico ao Sporting.
“Com um desastre desportivo e financeiro à porta, os atuais 20 milhões de euros de cláusula podem não ser suficientemente dissuasores para quem tenha pouco a perder”, assinalou Samuel Almeida, avisando que esse “é um risco real”.
Apesar disso, o ex-dirigente do Sporting confia que Rúben Amorim resistirá a uma eventual investida de Luís Filipe Vieira. “Ainda que Rúben saiba que para manter um lugar na história leonina, não pode sair direto para a Luz”, onde agora está Jorge Jesus de ‘pedra e cal’, segundo Vieira.
O presidente do Benfica, recorde-se, já garantiu que Jorge Jesus vai cumprir o contrato que o liga ao Benfica. “Logicamente que vai continuar, tem de cumprir o contrato. Mas porque é que Jorge Jesus tem de sair? Ele não é um treinador competente? O Jorge tem provas dadas no clube, ele não precisa que o defenda. Esta é a realidade”, disse Vieira na Benfica TV.
Samuel Almeida diz, de resto, que na Luz as coisas estão de tal maneira que tudo é possível. “São tantos os objetivos desportivos que a equipa da Luz tem deixado cair, que de facto qualquer dia só treinam. Só não vão treinar com a culpa, pois essa morre solteira.”
Em relação ao Sporting, Samuel Almeida disse também que Rúben Amorim permitiu aos adeptos do leão voltar a sonhar e, para o ex-dirigente, não há dinheiro que pague essa ‘dívida’. “Devolveu-nos o direito a sonhar e isso não tem preço.”
O antigo dirigente do Sporting aproveitou ainda para destacar o trabalho de Amorim, agora que o técnico cumpre um ano em Alvalade. “Com Ruben Amorim tudo se transfigurou em Alvalade. Mérito de quem o escolheu, diga-se”.
Em artigo de opinião no jornal O Jogo, Samuel Almeida salienta ainda os avanços que tem notado com a direção de Frederico Varandas. “A política desportiva de errante passou a certeira, a comunicação transfigurou-se, o plantel valorizou-se exponencialmente, a equipa de sombria e irregular, passou a dispor de um balneário coeso, em que todos remam para o mesmo lado”.
O Sporting e Rúben Amorim estão em negociações tendo em vista o prolongamento do vínculo que une as partes, até porque o emblema leonino está perto de conquistar título, coisa que muitos não vaticinavam aquando da contratação de Rúben Amorim há cerca de um ano.
Dias Ferreira, ex-presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting (MAG), diz que a ambição de Varandas nesta renovação “peca” por ser curta e explica-se.
“Se eu mandasse, renovava com o Rúben Amorim por 10 anos. Portanto, uma renovação por um ano só peca por defeito”, defendeu o ex-dirigente do Sporting.