Portugal
Amorim frequenta nível IV e lembra: “Foi aqui que fui bem recebido”
2021-06-07 20:20:00
Treinador do Sporting está a cumprir mais uma etapa na sua formação no clube onde começou a carreira

Rúben Amorim está a concluir o quarto nível do curso de treinadores no Estádio Pina Manique, do Casa Pia. O clube partilhou uma imagem com o treinador do Sporting, acompanhada por uma curta mensagem. 

“Foi aqui que fui bem recebido, foi aqui que tudo começou…”, realça Rúben Amorim, que surge, na foto, ao lado de Hélder Tavares, vogal da direção do Casa Pia. 

Ruben Amorim começou a sua carreira de treinador precisamente no Casa Pia, na temporada de 2018/19. O atual técnico do Sporting começou a preparar a equipa que mais tarde viria a conquistar o Campeonato de Portugal, no Estádio do Jamor. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Casa Pia AC • Oficial (@casapiaac)

Com uma carreira ainda curta, o técnico já conseguiu um feito notável na história do Sporting, colocando um ponto final num jejum de títulos. Em paralelo, Rúben Amorim foi visado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), que nunca aceitou o facto de Amorim exercer funções sem a formação obrigatória.  

Rúben teve de ser inscrito como adjunto, o que foi considerado uma forma de contornar os regulamentos, já que, para exercer a função no principal escalão, o técnico deve ter concluído o IV nível de treinador. 

Esta situação suscitou um processo, movido contra Rúben Amorim e o Sporting, na sequência de uma queixa da ANTF, sendo que o Conselho de Disciplina ilibou o técnico e o clube no que respeita à acusação de alegada "fraude", no caso da inscrição e da falta de habilitações.

No entanto, o Conselho de Disciplina da Federação entendeu aplicar um castigo ao clube, com sanção de um jogo de interdição (à porta fechada), além de uma multa. Mas oficialmente o clube de Alvalade já fez saber que irá recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto com este processo que, apesar de o campeonato já terminado, ainda continua a dar que falar.