Portugal
Amorim afastado do banco por castigo nos próximos jogos do Sporting
2021-04-13 16:00:00
Hugo Viana enfrentará processo disciplinar

O treinador do Sporting foi suspenso por 15 dias na sequência da expulsão no recente duelo entre leões e Famalicão. Rúben Amorim terá ainda de pagar uma multa de 6375 euros, indica o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Já o diretor Hugo Viana, que também foi expulso por Rui Costa já após o apito final da partida, vai enfrentar um processo disciplinar.

Face a estas decisões, Rúben Amorim vai falhar a visita do Sporting a Faro, na próxima sexta-feira, tal como o embate frente à Belenenses SAD, que será jogado a 24 de abril.

O CD da FPF justifica a aplicação deste castigo a Rúben Amorim devido a uma "lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa para com a equipa de arbitragem" que foi liderada por Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto.

"Conseguiste o que querias", disse Amorim, entre alguns palavrões, segundo o relatório do árbitro, numa versão contrariada pelo treinador do Sporting. Ainda assim o órgão federativo entende levar em conta aquilo que foi escrito no relatório da equipa de arbitragem. "Analisada a defesa apresentada, este Conselho de Disciplina - Secção Profissional entende que não se vislumbra indiciado qualquer abalo à credibilidade probatória reforçada de que gozam aqueles relatórios oficiais".

Deste modo, o CD da FPF "confirma a factualidade neles descrita" e aplica as "consequências disciplinares previstas" no regulamento das competições.

Em defesa do seu treinador, o Sporting já tinha vindo a público, através do seu porta-voz, lamentar a forma como Rúben Amorim tem recebido várias ordens de expulsão ao longo da época. "Só lembro que o Jorge Jesus foi mais vezes expulso em oito meses no Sporting que em seis anos no Benfica. O Rúben Amorim, enquanto jogador do Benfica, nunca foi expulso tal como nunca foi enquanto treinador do SC Braga", comentou Miguel Braga, na Sporting TV, notando que "há aqui uma atenção especial sobre os treinadores do Sporting".