Portugal
"Alguns já diziam que só faltava encomendar as faixas e preparar o Marquês"
2021-04-22 11:00:00
"Eu sempre disse para se ter muito cuidado e para não se atirarem foguetes. Fartei-me de alertar", diz Fernando Mendes

Três empates nos últimos quatro jogos do campeonato colocaram o Sporting numa situação peculiar. O leão é líder, tem vantagem sobre a restante concorrência mas reina a desconfiança quanto à eventual capacidade de conquista do título dado que o FC Porto, que segue logo atrás, poderá ficar a quatro pontos de distância, se vencer o Vitória, isto a poucos dias de o leão visitar Braga naquele que promete ser um dos embates mais escaldantes do campeonato e onde muita coisa se poderá decidir. Fernando Mendes, ex-jogador do Sporting, lembra que estes empates recentes colocam tudo em perspetiva e destaca que, não era em vão que, ao longo do campeonato, mesmo quando o leão teve dois dígitos de vantagem para a concorrência, avisou que nada estava garantido.

"Alguns já diziam que só faltava encomendar as faixas de campeão e preparar a festa no Marquês. Eu sempre disse para se ter muito cuidado e para não se atirarem foguetes. Fartei-me de alertar e ainda continuo", comentou Fernando Mendes, descontente com novo deslize da equipa de Rúben amorim, que pode permitir uma aproximação do FC Porto ao primeiro lugar agora que o campeonato entra na ponta final e tudo se vai decidir. "São três empates que não se esperavam", admite Fernando Mendes, embora lembre que os sportinguistas têm de ter noção de que esta equipa já foi capaz de travar os rivais ao longo da temporada.

O ex-futebolista leonino recordou os triunfos do Sporting sobre Benfica, para o campeonato, FC Porto para a Taça da Liga e para o campeonato que não perdeu em nenhum dos confrontos e ainda as vitórias sobre o SC Braga quer em Alvalade para a I Liga quer na final da Taça da Liga.

É tempo, diz Fernando Mendes, de os sportinguistas se unirem para não deixarem a equipa 'cair' e perder um título que, nunca como nesta temporada, pareceu tão perto, isto a analisar pelos últimos anos. 

Até porque o Sporting está a quebrar de rendimento e Fernando Mendes espera que tal ciclo se inverta rapidamente. "Está em queda, está", confirmou o ex-jogador dos leões.

Em declarações na CMTV, Fernando Mendes desvalorizou ainda as críticas de Petit em relação aos lances de arbitragem do duelo diante da Belenenses SAD.

Mendes recorda que, ao longo dos anos, o Sporting "tem sofrido com estas arbitragens". "Isso, sim, é um escândalo. Agora um penálti ou outro?", interrogou Fernando Mendes, prosseguindo no tom crítico em relação às queixas que se fazem.

"Há equipas que andam há 20 e 30 anos a serem ajudadas e não vejo tanta indignação. E isso é que me custa", admite Fernando Mendes, referindo que, em alguns campeonatos, "o Sporting foi empurrado para baixo" e cedo ficou fora da luta pelo título, embora reconheça que, em outros, ficou afastado da batalha do título "por culpa própria".

Os resultados alcançados nas últimas jornadas, alguns empates e vitórias pela margem mínima, colocam vários pontos de interrogação sobre a equipa do Sporting, fazendo perigar o comando verde e branco. Rúben Amorim, o treinador, não entra em stress e assegura que, em Alvalade, se mantém a confiança na equipa.