Portugal
"Alguns generais já tinham convocado o António Silva para a Seleção Nacional"
2022-09-26 14:45:00
"Ele só agora chegou à Seleção Nacional de sub-21", lembra antigo treinador de FC Porto e Sporting

António Silva 'não tremeu' quando Roger Schmidt o lançou na primeira equipa do Benfica e agarrou a oportunidade para formar dupla de centrais no eixo mais recuado da defesa da Luz. Nas últimas partidas, o jovem de Penalva do Castelo tem somado minutos e já tem o 'Terceiro Anel' a seus pés, como foi visível no último jogo contra o Marítimo quando foi substituído e recebeu uma estrondosa ovação no Estádio da Luz.

Numa altura em que a Seleção Nacional portuguesa tem problemas na defesa, com Pepe a não estar presente devido a queixas físicas, Fernando Santos optou por não convocar nenhum outro central para a vaga. E opções não faltam, nomeadamente entre os ditos clubes grandes portuguesa.

O técnico da turma das quinas poderia, por exemplo, ter chamado David Carmo, do FC Porto, Gonçalo Inácio, do Sporting, ou António Silva, do Benfica.

Mas o engenheiro preferiu ter o grupo mais reduzido para enfrentar a Liga das Nações e Octávio Machado, antigo treinador de Sporting e FC Porto, no que a António Silva diz respeito, salienta que não vê problema em este não estar no lote de eleitos da Seleção Nacional AA.

"Alguns generais já tinham convocado o António Silva para a Seleção Nacional e ele só agora chegou à Seleção Nacional de sub-21", afirmou Octávio Machado, aconselhando a que se deixe António Silva cumprir o seu caminho no futebol.

"Deixem o miúdo percorrer o caminho naturalmente", apelou o treinador, que também foi dirigente no Sporting na altura em que Jorge Jesus treinava os leões.

Em declarações na CMTV, Octávio Machado disse que pelo que se vê de António Silva, estamos perante um atleta que "tem personalidade, tem caráter".

"E que o futuro lhe seja risonho. É só o que eu lhe desejo", endereçou Octávio Machado, acreditando que, se mantiver o rendimento como até aqui, António Silva poderá ser um internacional português daqui a algum tempo.

António Silva tem contrato com o Benfica desde 2015 e foi uma das figuras da histórica conquista da UEFA Youth League na última temporada.

O central foi parceiro de Tomás Araújo no eixo da defesa da jovem equipa encarnada e nesta época agarrou a oportunidade para se impor no onze do Benfica.

Apesar das várias soluções que Roger Schmidt tem à sua disposição na Luz para o lugar, várias lesões acabaram por proporcionar a estreia do jovem atleta, numa altura em que, apesar de tudo, nessa fase, o alemão ter tido a oportunidade de lançar Vertonghen. Mas Roger Schmidt preferiu apostar em António Silva.