Portugal
"Alguns erram no VAR para acabar com o VAR", acusa Dias Ferreira
2021-01-11 15:30:00
"Fazem disto um romance, uma telenovela com episódios", critica o ex-dirigente leonino

Antigo dirigente do Sporting, Dias Ferreira diz que, em Portugal, as instituições e os clubes não querem discutir "a fundo" a arbitragem nacional e preferem manter a filosofia vigente de comentar a falta e o penálti.

Para Dias Ferreira, quando se usa a velha máxima de que no fim de contas os ditos grandes entre favorecimento e desfavorecimento acabam por não ter grandes razões de queixa e é ela por ela, não é teoria que deva permanecer, pois acredita que seria fundamental abrir um debate sério sobre a arbitragem portuguesa.

"É uma maneira de não se discutir o problema, as pessoas não sabem discutir o assunto", lamentou Dias Ferreira, revelando que para se debater o assunto basta "ter a quarta classe e saber ler".

Criticando a forma como o Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol é composto, Dias Ferreira diz que não entende como é que ex-árbitros acabam por entrar em órgãos de decisão.

"Se já eram maus como árbitros...", comentou o antigo presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, referindo que "nem as Juntas de Freguesia são assim", em alusão ao facto de a mulher de Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, ser observadora.

Mas Dias Ferreira lamenta ainda a forma como os casos de arbitragem preenchem programas de televisão durante toda a semana. "Há programas onde estão sempre a discutir os penáltis do Sporting. É evidente mas já me enjoa."

"Já viram a bota e a unha", criticou, dizendo que os árbitros olham para isto com "indiferença" e por isso lamenta que as coisas assim continuem no campeonato nacional.

"Os clubes não percebem nada disto. Eu aprendi enquanto dirigente e tenho formação jurídica", explicou, insistindo que sabe como as coisas deveriam ser feitas, embora insista que se existir vontade basta "a quarta classe".

Dias Ferreira criticou ainda os dirigentes e disse que em Portugal "não têm autoridade moral para falar de arbitragem". "O problema não está no penálti. Está na própria estrutura dos árbitros", afirmou o antigo dirigente do Sporting, salientando que "uma coisa que nasce torta nunca se endireita".

"Fazem disto um romance, uma telenovela com episódios. Não estão preparados para discutir", disse Dias Ferreira, aumentando o tom das críticas em relação à arbitragem, nomeadamente ao VAR.

"Alguns erram no VAR para acabar com o VAR", denunciou Dias Ferreira, em declarações na A Bola TV, onde deixou elogios a Frederico Varandas por ter contratado Rúben Amorim.

"O Sporting ter-se antecipado permite-me dizer, e eu até me atirei ao Varandas quando o foi buscar e hoje percebo, que os 10 milhões estão pagos. Já fez um trabalho que mesmo que fosse embora só se viesse um grande burro atrás é que não fazia o que ele fez com a simplicidade que fez."